A vila de Gandarela de Basto assinalou o dia 25 de abril com a inauguração da requalificação do Campo da Feira, numa cerimónia integrada na iniciativa “Há Festa na Praça” e nas comemorações da Revolução dos Cravos e dos 25 anos da elevação da localidade a vila.
O espaço, de reconhecida centralidade na vida da comunidade, foi alvo de uma intervenção que visou a sua reorganização e valorização funcional, reforçando as condições de utilização e a sua capacidade de acolher diferentes atividades.
O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, destacou que “esta obra transcende uma simples intervenção urbana, reflete o respeito pelo passado e o compromisso com o futuro”, acrescentando tratar-se de “um investimento direto na qualidade de vida da população, criando melhores condições para as famílias, incentivo à fixação dos jovens e reforço da atratividade do território”.
O autarca sublinhou ainda que o renovado Campo da Feira está preparado para acolher feiras, mercados e eventos de cariz comunitário, reforçando o seu papel como espaço de encontro. Destacou igualmente a importância da intervenção ao nível da mobilidade, referindo tratar-se de “um sentimento de dever cumprido”, já que a obra permite “garantir a segurança dos inúmeros utilizadores de transportes públicos, com espaço para o transbordo de passageiros, uma necessidade urgente e que nos preocupava”.

A empreitada, com um investimento superior a 200 mil euros e apoio de fundos comunitários, permitiu, segundo o edil, a “otimização de um espaço emblemático, agora mais funcional, inclusivo e sustentável”.
A requalificação decorreu no contexto das comemorações dos 52 anos do 25 de Abril e do cinquentenário do poder local, conferindo especial simbolismo à celebração dos 25 anos da elevação de Gandarela a vila.
O presidente da Junta de Freguesia de Ribas, Sérgio Magalhães, destacou a importância da intervenção para a dignificação da localidade, sublinhando que “apesar da sua contemporaneidade, não apaga a história deste Campo da Feira”. O autarca salientou ainda o contributo do anterior executivo e agradeceu ao presidente da Câmara Municipal o empenho no “melhoramento dos espaços públicos, na criação de infraestruturas e serviços de qualidade, descentralizados, mas sempre ligados, refletindo uma estratégia clara, orientada para as pessoas, que valoriza todo o território e reforça o sentido de comunidade”, acrescentando que este trabalho resulta “de um compromisso firme, de uma liderança atenta e de uma dedicação constante à causa pública”.
Também o presidente da Junta de Freguesia de Basto (S. Clemente), Albino Alves, considerou que “este espaço, onde nos encontramos, não é apenas uma obra lindíssima, é uma infraestrutura essencial para resolver o problema de mobilidade na zona de Gandarela”, sublinhando tratar-se de “o centro do centro. É o coração da vila”, um espaço que serve duas freguesias e reforça a coesão territorial.
No momento simbólico, os autarcas destacaram ainda o significado da elevação de Gandarela a vila, com Albino Alves a recordar que “se em 2001 Gandarela foi elevada a vila por possuir população, condições e infraestruturas, temos hoje o dever de garantir a sua continuidade e elevação. E é isso que temos feito e é por isso que vamos continuar a lutar”.
A cerimónia terminou com o descerramento da placa evocativa e contou ainda com a intervenção do professor Miguel Teixeira, que contextualizou o processo histórico da elevação de Gandarela a vila.