Celorico de Basto viveu este sábado, 11 de março, o maior momento de glamour associado à Festa Internacional das Camélias, o Desfile de Moda para a eleição da Rainha e Princesas das Camélias. Catarina Marinho é a nova rainha das camélias. Cláudia Lopes foi eleita a 1ª dama de honor e Marta Sofia Leite a 3ª dama de honor.
Os Cineteatro dos Bombeiros Voluntários Celoricenses estiveram ao rubro para ver de perto os mais belos vestidos inspirados nas camélias.
O anfitrião da iniciativa e Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, mostrou-se agradado com a envolvência da comunidade neste desfile. “É tão gratificante sentir que tudo o que fazemos fazemo-lo em prol da nossa comunidade e sempre que os chamamos a participar eles respondem positivamente e cheios de orgulho. Hoje temos a casa cheia para assistir à eleição das princesas e da rainha das camélias, um momento cultural integrado na Festa Internacional das camélias e que mostra que as camélias podem ser fonte de inspiração também no vestuário”. O autarca agradeceu ainda o empenho daqueles que abrilhantaram o espetáculo, com momentos musicais, ballet e teatro mas deu especial enfoque ao “trabalho notável do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto e da Andorinha Astuta” que integraram o desfile da sustentabilidade. “Esta parte do espetáculo procurou fazer uma chamada de atenção para o meio ambiente, para a utilização dos recursos naturais de forma consciente sem comprometimento das gerações futuras. Um desfile com reutilização e transformação de peças de vestuário que introduziu com toda a categoria o tema da sustentabilidade”.
A inclusão da temática da sustentabilidade assenta nos objetivos do Município em transformar a Festa Internacional das Camélias num evento sustentável. “Um objetivo que sempre tivemos em mente com a reutilização permanente dos adereços decorativos usados na decoração de ruas ao longo dos anos, mas queremos dar um upgrade ainda mais
Este desfile contou com a participação de 17 concorrentes a princesas e 12 concorrentes a rainhas. Um concurso que ganha ainda maior notoriedade pelo júri que seleciona a rainha e as damas de honor composto por Nuno Sá Leal, responsável pela criação e coordenação dos curso da design sustentável da UTAD, Maria da Graça Guedes, Investigadora na área científica de design, e Miguel Oliveira, costureiro de alta-costura, Atelier Miguel Oliveira.
As princesas são todas coroadas, cabendo ao júri a opinião sobre os vestidos apresentados.
Este desfile contou ainda com um desfile de moda sobre a Sustentabilidade protagonizado por alguns alunos do Agrupamento de Escolas e da Andorinha Astuta.
A abertura do espetáculo esteve a cargo do Ballet da Academia de dança de Catarina Oliveira, o Grupo de Teatro Celoricense apresentou um sketch e a Ana Oliveira interpretou a música “Nasce o dia em Celorico”.
Um espetáculo que envolveu toda a comunidade e que integra a XVIII festa Internacional das camélias.