A Quinta do Prado voltou a vestir-se de gala para acolher o icónico Desfile da Rainha das Camélias, momento alto da abertura da Festa Internacional das Camélias em Celorico de Basto. Com um total de 26 candidatas a rainha e 20 princesas, esta edição registou a maior participação de sempre, num espetáculo que cresce de ano para ano em audácia, criatividade e arrojo.
O júri elegeu Catarina Marinho como Rainha das Camélias 2024, título acompanhado por Cláudia Lopes, distinguida como 1.ª Dama de Honor, e Catarina Mendes, como 2.ª Dama de Honor.
O desfile, inspirado na beleza e simbologia das camélias, tem como missão transformar coordenados de vestuário em verdadeiras obras de arte, onde se valoriza o corte, a originalidade, a sustentabilidade e a estética global das peças, sempre com a flor rainha como fio condutor.
O Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, destacou a ambição do município em fazer crescer esta iniciativa: “Está na hora de dar um salto qualitativo a este desfile. Queremos que ganhe projeção nacional e internacional, sempre com prioridade para os nossos — as costureiras, estilistas, designers e apaixonados pela moda — mas queremos também abrir as portas a universidades, institutos politécnicos, escolas profissionais, estilistas nacionais”.
Este ano, para além de participantes locais, o desfile contou já com concorrentes de fora do concelho, todos alinhados na missão de destacar a qualidade, a sustentabilidade e a originalidade da moda inspirada nas camélias.
Na sua 20.ª edição, o desfile voltou a registar casa cheia, demonstrando que a comunidade celoricense vive com intensidade a sua cultura e se envolve com entusiasmo na afirmação do concelho como capital das camélias e da criatividade.