S. Romão do Corgo será palco da tradicional festa em honra de Frei Bernardo de Vasconcelos entre os dias 4 e 7 de julho.
No arranque das festividades, a 4 de julho, quinta-feira, terá lugar uma missa solene em honra do Venerável Servo de Deus. Também na componente religiosa da festa, de 4 a 7 de julho, como preparação, vai ainda haver um tríduo de pregações.
Já sábado, dia 6 de julho, o Grupo de Bombos Zés Pereiras Vila Nova Corgo começa a percorrer todos os lugares da freguesia às 9h00, anunciando a festa. À noite, pelas 21h00, decorre uma missa solene na capela de S. Bartolomeu de Vila Nova, no final da qual sairá a procissão de velas em direção à igreja paroquial. A procissão será concluída com um sermão e bênção do Santíssimo Sacramento.
Para divertimento dos populares, às 22h00, sobe a palco o grupo AS Band, que promete animar os presentes. Já ao final da noite, decorrerá uma sessão de fogo de artifício, com fogo de jardim e fogo preso, marcada para a meia-noite.
No domingo, a alvorada festiva com repique de sinos a anunciar a festa é às 8h00, seguindo-se a entrada da Banda de Música de Santa Tecla às 9h00, que vai atuar ao longo de todo o dia. Às 10h30 há eucaristia e missa cantada em louvor de Frei Bernardo, que incluirá a comunhão solene dos jovens da terra. A missa será acompanhada pelo Grupo Coral da Banda de Música.
Da parte da tarde, o Rancho Folclórico Casa do Povo de Fermentões entra às 15h00, seguindo-se a chegada da Fanfarra Família Peixoto de Vizela às 16h30. Já às 18h30, e para encerrar a festa, decorre a procissão da festa, que vai incluir andores de flores naturais e figuras alegóricas, percorrendo o trajeto habitual.