Celebração anual em honra de Frei Bernardo de Vasconcelos promete envolver população de S. Romão do Corgo

Igreja S. Romão Do Corgo

S. Romão do Corgo será palco da tradicional festa em honra de Frei Bernardo de Vasconcelos entre os dias 4 e 7 de julho.

No arranque das festividades, a 4 de julho, quinta-feira, terá lugar uma missa solene em honra do Venerável Servo de Deus. Também na componente religiosa da festa, de 4 a 7 de julho, como preparação, vai ainda haver um tríduo de pregações.

Já sábado, dia 6 de julho, o Grupo de Bombos Zés Pereiras Vila Nova Corgo começa a percorrer todos os lugares da freguesia às 9h00, anunciando a festa. À noite, pelas 21h00, decorre uma missa solene na capela de S. Bartolomeu de Vila Nova, no final da qual sairá a procissão de velas em direção à igreja paroquial. A procissão será concluída com um sermão e bênção do Santíssimo Sacramento.

Para divertimento dos populares, às 22h00, sobe a palco o grupo AS Band, que promete animar os presentes. Já ao final da noite, decorrerá uma sessão de fogo de artifício, com fogo de jardim e fogo preso, marcada para a meia-noite.

No domingo, a alvorada festiva com repique de sinos a anunciar a festa é às 8h00, seguindo-se a entrada da Banda de Música de Santa Tecla às 9h00, que vai atuar ao longo de todo o dia. Às 10h30 há eucaristia e missa cantada em louvor de Frei Bernardo, que incluirá a comunhão solene dos jovens da terra. A missa será acompanhada pelo Grupo Coral da Banda de Música.

Da parte da tarde, o Rancho Folclórico Casa do Povo de Fermentões entra às 15h00, seguindo-se a chegada da Fanfarra Família Peixoto de Vizela às 16h30. Já às 18h30, e para encerrar a festa, decorre a procissão da festa, que vai incluir andores de flores naturais e figuras alegóricas, percorrendo o trajeto habitual.