Celorico de Basto recebeu mais de 600 pessoas para o III Trail do Ladário/Rota do Vinho Verde, realizado em Canedo de Basto. O evento, integrado no Circuito Nacional de Trail, destacou-se pela participação significativa de atletas nacionais e internacionais.
Foi por paisagens naturais com terrenos acidentados e montanhosos, onde a adrenalina subia pela espinha dos atletas, sequiosos de chegar à meta, que decorreu o III Trail do Ladário/Rota do Vinho verde. A iniciativa contou ainda com a caminhada Casa da Taipa com uma participação que excedeu as expetativas da organização.
O presidente da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Canedo e Corgo (ACDRCC), Jorge Alves, entidade parceira na organização, assegura que “este é um trail que tem vindo a atrair cada vez maior número de participantes, sendo uma prova integrada no Circuito Nacional de Trail, e por isso, também mais atrativa. Procuramos apresentar as condições ideais para a prática da modalidade e dar aos atletas uma experiência fantástica neste nosso território com paisagens deslumbrantes. Apostamos na marcação dos trilhos, devidamente sinalizados com marcas e códigos internacionalmente convencionados conhecidos e regulares para que ninguém saísse do trilho. No final da prova sentimos que os atletas estavam satisfeitos e agradados com a prova e isso é o incentivo para continuarmos a fazer mais e melhor”.
O trail longo de 31 kms contou com a participação de mais de 30 atletas vindos de todo o país e da vizinha Espanha. O trail curto de 17kms teve a participação de mais de 170 atletas. A caminhada, iniciativa que está na moda, trouxe a Canedo de Basto mais de 380 participantes.
Toda esta atividade é uma organização do Município de Celorico de Basto em parceria com a ACDRCC e a Associação Mondim Atletismo, com o apoio da Junta de Freguesia de Canedo de Basto e Corgo.
O dia começou cedo para proporcionar aos atletas a melhor experiência sem o calor excessivo que se fez sentir ao longo do dia. Para José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, “esta iniciativa é a mostra da capacidade organizativa das nossas gentes, um trail bem organizado, uma caminhada muito atrativa e as pessoas felizes. A organização procurou e bem, desenvolver um percurso que incluísse esta freguesia e as freguesias limítrofes, proporcionando um contacto único com a natureza, que exige ao atleta uma boa preparação física para enfrentar subidas íngremes, descidas desafiadoras e superfícies irregulares”.
Uma iniciativa que dinamizou a freguesia como aferiu o presidente da União de Freguesias de Canedo e Corgo, Sérgio Mota, “estamos muito satisfeitos com esta iniciativa que atrai muitos visitantes e promove o nosso território, a nossa gastronomia, as nossas paisagens, mas que, acima de tudo leva as nossas gentes a participar. O trail é mais direcionado a profissionais com muitos atletas do concelho a participar, mas a caminhada é o grande atrativo, mais de 380 pessoas participaram nesta edição, mais 100 do que em 2023 e isso deixa-nos muito satisfeitos”.