Celorico de Basto acolheu Encontro Nacional de Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu

Celorico de Basto acolheu Encontro Nacional de Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu (2)

O Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto acolheu, entre os dias 4 e 6 de abril, o Encontro Nacional de Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, que tem como objetivo “proporcionar um ambiente estimulante para o debate e a troca de ideias entre os jovens participantes”.

Ao longo de três dias, Celorico de Basto tornou-se o epicentro da cidadania jovem. Alunos provenientes de todo o país reuniram-se para trabalhar, discutir e refletir sobre temas da atualidade, numa iniciativa que contou com a presença de deputados portugueses do Parlamento Europeu e com o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Celorico de Basto acolheu Encontro Nacional de Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu (2)

Sexta-feira, dia 4 de abril, o primeiro dia do encontro, ficou marcado pela receção aos alunos, liderada pelo diretor da escola anfitriã, professor Domingos Lopes de Carvalho, que deu as boas-vindas e enfatizou a importância da participação cívica e do papel dos jovens na construção de uma Europa mais democrática e informada.

No sábado, os alunos mergulharam num intenso dia de trabalho, dedicado à análise e discussão de temas relevantes para o presente e o futuro da União Europeia. Divididos em grupos, os jovens debateram questões como as alterações climáticas, a igualdade de género, a democracia digital e o papel da Europa no mundo, “demonstrando um profundo conhecimento e um forte sentido de responsabilidade”, lê-se numa nota enviada pelo Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto ao Primeiro Minuto.

Celorico de Basto acolheu Encontro Nacional de Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu

Domingo, dia 6 de abril, os participantes tiveram a oportunidade de apreciar a beleza natural e o património cultural de Celorico de Basto, terra que acolheu o evento. “Esta vertente do encontro visa promover o conhecimento da região e proporcionar momentos de convívio e descontração após um dia de intenso trabalho”.

O programa Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu tem como objetivo aumentar a consciencialização dos jovens sobre a União Europeia e o papel do Parlamento Europeu, incentivando-os a exercerem os seus direitos de cidadania e a participarem ativamente na vida democrática da UE.