Celorico de Basto recebe selo e bandeira de “Município Amigo da Juventude”

Bandeira mun amigo juventude

Em cerimónia realizada no dia 26 de maio, o Município de Celorico de Basto foi distinguido com a bandeira “Município Amigo da Juventude”. Uma distinção que representa o reconhecimento pelo compromisso e dedicação do município em promover o bem-estar e o desenvolvimento dos jovens deste concelho.

A bandeira “Município Amigo da Juventude” é uma certificação concedida pelo Governo Português, através da Federação Nacional Associações Juvenis (FNAJ) aos municípios que se destacam na implementação de políticas públicas voltadas para a juventude. Essa iniciativa tem como objetivo promover a participação ativa dos jovens na vida comunitária, incentivar a criação de oportunidades de formação, cultura, lazer e desporto, bem como apoiar o empreendedorismo juvenil e a inclusão social.

Esta distinção, destaca o esforço de Celorico de Basto em fornecer aos jovens oportunidades de crescimento e realização pessoal e premeia o município, que vem implementando uma série de medidas e programas voltados para o bem-estar e o desenvolvimento dos jovens, investindo na criação de espaços e equipamentos desportivos, culturais e de lazer, proporcionando aos jovens locais diversas opções de atividades saudáveis e enriquecedoras.

Maria José Marinho, vereadora com o Pelouro da Juventude, marcou presença na cerimónia que decorreu na passada sexta-feira em Pinhel. A autarca “agradece a todos os jovens envolvidos, às associações juvenis, à comunidade educativa e a todos os parceiros que contribuíram para essa conquista. Há ainda um caminho a percorrer e mais alguns degraus para subir, mas esta distinção motivadora é o resultado do trabalho coletivo e da visão de um futuro próspero e inclusivo para a juventude de Celorico de Basto. O Município continuará a trabalhar nesse sentido, acrescentando iniciativas e políticas que reforçam a participação dos jovens na vida do concelho, como são exemplo a reativação do Conselho Municipal da Juventude e a criação do Orçamento Participativo Jovem, que brevemente estarão em funcionamento.”