No dia 3 de março, o Hipódromo Municipal de Celorico de Basto, localizado na freguesia de Carvalho, foi palco do I Grande Prémio das Camélias, evento que marcou o início do Campeonato Nacional de Trote e Galope deste ano. Centenas de aficionados da modalidade e uma significativa participação de cavaleiros deram vida à competição, num dia que ficará marcado na história do desporto equestre da região.
Esta é a primeira prova do ano a realizar-se no hipódromo municipal. “Nós projetamos 18 jornadas para este campeonato, para Celorico de Basto estão projetadas 3, esta prova, uma outra que se realizará a 25 de agosto e outro em finais de setembro, outubro. Além destas jornadas queremos trazer uma quarta prova para este hipódromo, uma prova do Grande Prémio de Portugal. Celorico merece ter um Grande Prémio de Portugal”, disse o presidente da Associação Portuguesa de Trote e Galope, Hélder Barbosa.
Estas provas de hipismo têm ganho cada vez mais aficionados com uma vasta moldura humana por todo o hipódromo. Para a vereadora do Desporto do Município de Celorico de Basto, “esta prova inaugural integra um dos eventos mais marcantes do nosso território, a Festa Internacional das Camélias, e mostra-se uma aposta ganha e cada vez mais apelativa para a população, mas também para os cavaleiros que nos visitam nas diferentes competições”. A autarca assegura que este Grande Prémio das Camélias “colocou à prova nosso hipódromo que, apesar das condições meteorológicas que se tem feito sentir, se mostra em perfeito estado para a prática da modalidade”.
Foram disputadas 7 provas a galope e trote, de forma intercalada. Como habitualmente as corridas a galope colocaram o público em êxtase com os jokeys a imprimirem grande velocidade nos cavalos. O trote foi também amplamente disputado com o drive a conduzir o cavalo com a elegância exigida.
Esta primeira prova mostrou que o Hipódromo Municipal é cada vez mais, “um local de referência para a prática da modalidade. Estamos muito satisfeitos com os resultados desta prova, tivemos uma excelente recetividade com muita gente a assistir, mas tivemos também uma participação record de cavaleiros e isso é sinal que estamos a fazer um excelente trabalho na promoção da modalidade e deste espaço em particular” afirmou Jorge Marinho, presidente da União de Freguesias de Carvalho e Basto (Santa Tecla).