Celorico de Basto apura representantes para concurso intermunicipal de leitura

A festa da leitura e da compreensão escrita iniciou ontem, 9 de abril, no auditório da Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto, com o concurso “Leituras no Douro Tâmega e Sousa”.

Neste primeiro dia, as provas foram dirigidas aos alunos do 1º e 2º ciclos tendo sido apurados três alunos por ciclo. Os alunos prestaram uma prova de leitura expressiva seguida de interpretação da história tendo-lhes sido pedido que fizessem a alteração do rumo das personagens ou uma mudança do final da história. O 1º ciclo baseou-se na história “o Beijo da palavrinha” de Mia Couto, e o 2º ciclo na obra de Inês Pedrosa “A menina que roubava gargalhadas”.

Esta iniciativa veio substituir o concurso nacional de leitura que terminou, mas “não encerrou a liberdade criativa de quem olha para a leitura e a interpretação como recursos fundamentais para o desenvolvimento das nossas crianças. Temos uma biblioteca municipal com um acervo literário único e recursos humanos altamente capacitados para ajudar os nossos jovens a fazer as suas escolhas literárias, fomentando a criatividade e a autocritica das nossas crianças”. 

Luís Sousa, Rita Marinho Martins e Vanessa Lopes, foram os alunos apurados para o momento intermunicipal do 1º ciclo. Do 2º ciclo seguem para a próxima fase os alunos Guilherme Teixeira, Maria João Marinho e Mariana Pereira.

A deliberação dos alunos apurados foi da responsabilidade de Mário Sousa, da Direção do Agrupamento de Escolas, Fátima Cunha, Bibliotecária da Biblioteca Municipal Marcelo Rebelo de Sousa, e Arménia Madail, professora aposentada de Português.

Amanhã, dia 11 de abril, às 14h00, vai decorrer, no mesmo espaço, o momento municipal para o 3º ciclo e secundário.

A fase intermunicipal decorre no próximo dia 21 de maio, no Marco de Canaveses.

Este concurso é organizado pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Douro, Tâmega e Sousa, a Biblioteca Municipal Marcelo Rebelo de Sousa e o Município de Celorico de Basto.