No dia 6 de janeiro, a Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) arrancará com o Espaço Cidadão Móvel e a Biblioteca Itinerante, serviço único no País. Trata-se de uma viatura que reúne estas duas valências e que irá percorrer os cinco municípios que integram a AMDT: Amarante, Baião, Celorico de Basto, Marco de Canaveses e Resende.
Para a presidente do conselho diretivo da AMDT, Cristina Vieira, “estes dois serviços de proximidade são uma resposta social e cultural que há muito se desejava no território Douro e Tâmega”, afirmou, sublinhando a importância de iniciativas como esta para combater desigualdades no acesso a serviços básicos e fortalecer a coesão social e cultural da região. A presidente também reforçou que “o projeto é pioneiro no país e demonstra o esforço da AMDT em criar soluções que beneficiem as populações dos cinco municípios”.
Uma opinião reiterada por José Peixoto Lima, presidente do Município de Celorico de Basto, que assegura que “este serviço vem acrescentar proximidade a serviços que queremos desmaterializar o mais breve possível. Em parceria com a Agência para Modernização Administrativa colocámos, recentemente, o Espaço Cidadão nos núcleos urbanos, já com o objetivo de o tornar mais próximo dos cidadãos, mais acessível e mais inclusivo. Este novo serviço agora implementado vai unir um território que procura ganhar representatividade e coesão e, acima de tudo, desenvolver as melhores soluções que beneficiem todos os cidadãos”.
O Espaço Cidadão Móvel (EC Móvel), fruto de um protocolo firmado entre a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), a AMDT e os cinco Municípios é um ponto de atendimento itinerante que leva mais de 35 serviços públicos às localidades mais afastadas dos centros urbanos e apoia as populações mais isoladas.
O EC Móvel funciona com rotas e horários geridos mensalmente pela AMDT em coordenação com os municípios. Os serviços não precisam de ser agendados, funcionarão sem marcação. Faz parte da rede nacional de Espaços Cidadão, balcões únicos com atendimento digital assistido, onde o cidadão pode tratar de diversos assuntos relacionados com a Administração Pública, entre os quais: alterar a morada do Cartão do Cidadão; ativar a Chave Móvel Digital (CMD); renovar a carta de condução; pedir o certificado do registo criminal, entre outros.
Para além do EC Móvel, a viatura terá também uma Biblioteca Itinerante, com o objetivo de promover a literatura e a cultura aos cidadãos por onde passa. Conta com um acervo literário de 300 livros, disponibilizados pelos municípios. Os títulos vão sendo renovados de acordo com os pedidos dos utentes.