Celorico de Basto está a comemorar o 50.º aniversário do 25 de abril com um conjunto de atividades que começaram ontem e vão continuar até 26 de abril.
A programação iniciou com uma conferência intitulada “5 autores do 25 de abril” no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa na tarde de 18 abril, e contou com a presença do Capitão de Abril, Coronel Rodrigo Sousa e Castro, que foi homenageado.
Hoje, sexta-feira, o dia começou com a iniciativa “Dia Digital – Dia da Democracia”, um evento online que decorreu entre as 9h00 e as 12h00. Para a noite, está agendado o sarau “50 anos de abril”, que começa às 21h00 no Centro Cultural de Fermil.
Domingo é um dia dedicado à atividade física e, por isso, está marcada a “Caminhada de Abril”, com partida às 09h00 no Centro Cultural de Fermil.
A 24 de abril, a partir das 21h30, a noite será animada pelas “músicas da revolução”, interpretadas por grupos locais, incluindo a Academia de Música de Basto, Ritmia, Andorinha Astuta, Omni´s, Universidade Sénior, Estrelinhas de Fermil,Zé Faria, Tuna de Arnoia e Vasco Pinto. Tudo isto na Praça Albino Alves Pereira.
No dia 25 de abril, as atividades começam às 16h00 com a inauguração da Avenida Comandante António Manuel Marinho Gomes e da Rua Fernando Freitas. O ponto de encontro é a Igreja de Britelo. Às 17h00, terá lugar uma Assembleia Municipal Extraordinária na mesma igreja, onde será prestada homenagem às associações locais que celebram 25, 50 e 100 anos, bem como uma homenagem aos órgãos de comunicação social.
Por fim, a 26 de abril, o Cineteatro dos Bombeiros Voluntários Celoricenses vai receber a peça “A Noite” de José Saramago, interpretada pelo TAM – Teatro Amador Mondinense, às 21h30, com entrada livre.
Além de tudo isto, a Casa da Terra acolhe a exposição de pintura “Os Rostos da Democracia” de Mafalda Rocha até 30 de abril. No dia 25 de abril, a artista estará presente para fazer visitas guiadas.