No dia 31 de março, o Município de Celorico de Basto, a UCC Mãos Amigas e o CLDS 5G (Contrato Local de Desenvolvimento Social), assinalaram o Dia Nacional do Doente com AVC, uma doença que é das principais causas de morte em Portugal.
Embora seja um flagelo muito comum, pode ser mitigado com estilos de vida saudáveis, onde deve prevalecer a prática diária de exercício físico, uma alimentação equilibrada e na medida certa. “O mais importante é tentarmos todos, com comportamentos mais saudáveis, trabalhar pela prevenção. O exercício físico deve ser estimulado desde tenra idade, criando hábitos. Por esse motivo apoiamos as coletividades desportivas para que incentivem e movam os jovens à prática desportiva”, explica José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.
O autarca continuou dizendo que “também a alimentação deve ser priorizada. Quando assumimos a responsabilidade na área da Saúde, a primeira medida que tomámos foi gerir as nossas cantinas escolares. Hoje, neste concelho, a alimentação é cuidada, com produtos de época e variados, um investimento em saúde para os nossos alunos”.

Em dia Nacional do Doente com AVC, José Peixoto Lima destacou o trabalho feito no concelho em prol da saúde da comunidade local, afirmando que “todas as decisões tomadas em Saúde foram pensadas com responsabilidade para dar à nossa população as respostas mais adequadas”.
“É com muito gosto e orgulho que tomámos a decisão de mudar o reporte no concelho para a ULS do Alto Ave (ULSAAVE), uma mudança que serve melhor Celorico de Basto. O facto de abrirmos uma Unidade Avançada de Reabilitação comprova isso mesmo. Neste momento está em desenvolvimento, muito adiantado, o projeto técnico de execução para uma segunda unidade, um investimento significativo, suportado pelo Município, mas todo o investimento na área da saúde é um investimento ganho”, salienta o autarca.
O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto disse ainda que “avançaremos não apenas com esta obra, mas com a reabilitação de todos os postos médicos existentes no concelho de Celorico de Basto, na Mota, no Rego e mais tarde em Gandarela e em Celorico”.

A ação do dia 31 de março, designada “Vamos falar de AVC – a vida cura”, contou com a presença de Sara Freitas, coordenadora da Unidade de AVC da ULS Alto Ave, que deu enfoque ao tema “Envelhecimento e AVC – Como Proteger, Agir e Reagir”, com destaque para o tempo de reação: “Tempo é cérebro, quando mais rápida a atuação após manifestação dos sintomas de AVC, menor a probabilidade de sequelas”, afirmou a coordenados da ULSAAVE. Fez ainda uma abordagem ao AVC Isquémico e ao AVC Hemorrágico e destacou a importância da reabilitação, seja qual for a idade do doente com AVC.
A alimentação cuidada, com variedade, priorizando os produtos de época e na medida certa é crucial para uma vida saudável. Manuela Marinho, nutricionista do Município e Margarida Gonçalves, nutricionista da ULSAAVE, falaram sobre a importância da alimentação saudável para a prevenção do AVC.
No mesmo sentido, as enfermeiras da Unidade Móvel de Saúde (UMS), Joana Teixeira e Vanessa Carvalho, abordaram um projeto piloto que está a ser implementado na UMS e que se designa “Unidos Contra o Sal”, que ensina os utentes a treinar o paladar e a priorizar as ervas aromáticas em detrimento do sal. Este projeto de intervenção alia-se à preocupação de saúde pública em Portugal, pelo facto de o país continuar a ser um dos países a nível europeu onde se consome mais sal e “pretende, efetivamente, contribuir para a mudança de hábitos e comportamentos de forma gradual”.

A terminar a sessão, Avelino Marinho contou, na primeira pessoa, o AVC que sofreu. Com hipertensão e diabetes, Avelino Marinho sentia cansaço durante um longo período. Mas foi numa tarde de 2022 que começou a ter dificuldade na fala, a perder a força e ficou com a “boca torta”, sinais que assustaram a esposa e que a levaram a agir de imediato pedindo ajuda às enfermeiras da UMS. A ação rápida levou à recuperação integral do doente de AVC, que tinha uma veia obstruída no coração. A operação levou Avelino Marinho a recuperar na íntegra, sem sequelas.
A par desta ação, os alunos do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto viram um vídeo com o objetivo de sensibilizar para o AVC.
A iniciativa foi promovida pelo Município de Celorico de Basto e pelo CLDS 5G, em parceria com a UCC Mão Amigas.