Celorico de Basto bate recorde com o número de empresas criadas em 2022

C.M. e casa do prado (1)

Em 2022, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, foram criadas 51 empresas (pessoas coletivas e entidades equiparadas) no concelho de Celorico de Basto. Trata-se do valor mais alto de sempre de novas empresas criadas no período de um ano em Celorico de Basto desde que o INE tem registos (desde 2008).

Constituição de pessoas coletivas e entidades equiparadas (fonte: INE)

Para a Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, “o crescimento exponencial que se verificou na criação de empresas no ano de 2022, vem na sequência de uma trajetória de recuperação do empreendedorismo, que foi fortemente afetado pelas circunstâncias da pandemia.  Razão pela qual foram criadas novas medidas e programas para incentivar a atividade empresarial”.

Esta Associação, numa nota enviada ao Primeiro Minuto, constata que “durante a pandemia, o empreendedorismo tornou-se uma opção para superar desafios e inovar no mercado de trabalho. A pandemia obrigou a que as pessoas se reinventassem, demonstrando a capacidade de se adaptarem, arriscando a criar novos negócios e apostar no futuro”.

Nesse sentido, a Associação Empresarial, tem-se “proposto a apoiar, dinamizar e representar as empresas e os empresários de todos os setores de atividade. Esta capacidade dinamizadora, permite dar um impulso às empresas no seu processo de crescimento, capacitando-as ao nível de fatores de competitividade, proporcionando a sua prosperidade empresarial”.

Já o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, mostra-se satisfeito com o dinamismo empresarial. “Celorico de Basto tem-se afirmado como um local de investimento, o que se confirma com o crescente número de empresas instaladas. O apoio à atividade económica e ao empreendedorismo tem sido uma forte aposta do Município, desenvolvido através do Gabinete de Apoio ao Investidor que presta todo o apoio possível e necessário a empresários e a potenciais empreendedores do concelho ou aos que aqui queiram investir.  Um serviço que carácter informativo esclarecendo para apoios, medidas e legislação pertinente”.

José Peixoto Lima diz que paralelamente a este serviço “Celorico de Basto tem também apostado em novas valências que promovem o empreendedorismo, e de que são exemplo a incubadora de empresas e o espaço de coworking. Ainda com o objetivo de atrair pessoas e empresas, estamos a apostar num projeto direcionado para nómadas digitais que esperamos apresentar em breve e que, acredito, será bem acolhido. Destaco ainda o facto de Celorico de Basto ser considerado um território de baixa densidade, e beneficiário de alguns dos incentivos associados a esta condicionante, de que são exemplo as majorações em vários apoios de instalação de empresa e contratação de recursos humanos, e outros previstos no artigo 41º do Estatuto de Benefícios Fiscais, o que também tem contribuído para esta crescente procura de Celorico enquanto local de investimento”.

O autarca reforça ainda o facto de “sermos um concelho amigo do investidor uma vez que não aplicamos qualquer taxa de derrama, e mantemos o IMI na taxa mínima. Este bom resultado também se deve ao trabalho das associações empresariais locais dos vários setores, desde o comércio e indústria, aos serviços e à agricultura”.