Mais uma família de Celorico de Basto assinou o contrato de execução das obras de reabilitação da sua habitação no âmbito do 1.º Direito.
Com 362 candidaturas submetidas pelo Município de Celorico de Basto, a aprovação das mesmas pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) vai sendo feita a conta gotas.
A aprovação e a celebração do contrato de cooperação e execução das obras é sempre um momento de “alegria e a certeza de que a habitação terá as condições dignas para viver” assegura o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima.
O autarca nota que “a demora na aprovação das candidaturas pelo IHRU está a deixar muitas famílias com ansiedade e com receio de que a sua candidatura seja reprovada. É importante esclarecer e reforçar que as candidaturas que foram submetidas, cumpriam os critérios do 1º Direito”.
José Peixoto Lima explica que “o trabalho mais difícil, que foi o diagnóstico e a submissão da candidatura está realizado. Agora aguardamos que o IHRU se pronuncie pelos processos por nós submetidas, o que está manifestamente atrasado, dado que o número de candidaturas submetidas a nível nacional é muito elevado”.
O edil celoricense salienta que a autarquia espera que, “com o apoio deste programa e outros, o nosso parque habitacional esteja melhorado e em condições para que as pessoas possam viver em conforto e dignidade”.