O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Celorico de Basto foi o palco de um evento cultural memorável neste domingo. O Encontro “Vamos Cantar as Janeiras” juntou 33 grupos representativos das diversas freguesias do concelho, atraindo uma grande audiência para celebrar esta tradição enraizada na comunidade.
Com a participação mais concorrida de sempre, este encontro mostrou que as tradições das Janeiras estão bem enraizadas no concelho de Celorico de Basto.
“Um encontro que primou pela qualidade desde o primeiro ao último instante, o que muito nos engrandece enquanto comunidade” disse José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. Foram quatro horas e meia de espetáculo “com a população a aderir em massa quer pelo número de participantes quer pelo público que esteve presente neste cineteatro a aplaudir os grupos que tão bem se apresentaram. As músicas, as interpretações e os trajes, tudo foi apresentado com o rigor que pede a tradição. E isso deixa-nos muito satisfeitos e cientes que estamos a fazer o caminho certo. A preservação das nossas tradições é uma missão nobre onde todos devemos estar incluídos. Hoje ficou bem patente que estamos todos imbuídos no mesmo espírito, o querer preservar as nossas tradições, estes costumes que vão passando de geração em geração, o que nos identifica enquanto povo. É esta perceção de quem somos, que nos permite honrar todos aqueles que viveram antes de nós e perpetuar esta herança cultural” afirmou o autarca. José Peixoto Lima disse também que este encontro “une as pessoas por causas maiores, e promove o convívio, a alegria, a pertença à nossa comunidade”.
Organizado pelo Município de Celorico de Basto, esta XXII edição contou com a participação de grupos oriundos das diferentes freguesias do concelho. Presentes estiveram os Cantares da ASSB, a Comissão de Festas de Codessoso, a Tuna de Arnoia, a Banda Filarmónica de Santa Tecla, a Junta de Freguesia de Agilde, a União de Freguesias de Carvalho e Basto (Santa Tecla), o Clube Desportivo Celoricense, os Viva Moreira, os Cantares à Maneira, os Amigos de Borba, a Comissão de Festas de S. Pedro de Britelo, a Associação Arnoia Em Movimento, o Grupo de Jovens de Veade, o Grupo Cultural Recreativo Núcleo Infantil de Gandarela, o Grupo Coral de S. Pedro de Britelo, os Amigos do Calvelo, a Universidade Sénior de Celorico de Basto, o Grupo Coral de Molares, o Centro Recreativo Cultural e Desportivo dos Amigos do Castelo, a ADIC, o Rancho Recreativo e Cultural de Santa Maria de Canedo, o Centro Cultural e Folclórico de Gandarela, o Futebol Clube de Gandarela, a Comissão Festas Moreira do Castelo, os Jovens de Britelo, os Escuteiros – Agrupamento 1274 S. Pedro Britelo, a Associação Cultural e Recreativa de Ourilhe, os Sons da Mota, a Andorinha Astuta, a Associação de Futsal de Celorico de Basto, os Cavaquinhos da Escola profissional Agrícola Eng. Silva Nunes e a Associação Cultural e Recreativa de Caçarilhe.