As principais operadoras de telecomunicações começaram a efetuar as ligações de fibra ótica às habitações em Celorico de Basto, numa fase que marca o culminar de um longo processo de expansão da rede por todo o concelho. A infraestrutura, instalada pela DSTelecom, contou com o apoio do Município e garante agora cobertura superior a 96% do território.
A oferta disponibilizada às populações é de caráter multioperador, permitindo que diferentes prestadores de serviço utilizem a infraestrutura da DSTelecom. Esta abordagem promove a concorrência, estimula a melhoria de serviços e oferece maior liberdade de escolha às famílias, que podem assim optar por pacotes de internet de alta velocidade ajustados às suas necessidades.
“As ligações estão a ser efetivadas utilizando as estruturas da DSTelecom, em todo o território, pelas diferentes operadoras, numa oferta multioperador, promovendo a concorrência e com serviços adaptados a cada família”, referiu José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.
Para o autarca, esta nova realidade representa um avanço decisivo no processo de inclusão digital e no combate às desigualdades de acesso. A chegada efetiva da fibra ótica às casas da população constitui “um compromisso essencial junto da população”, frisou o presidente, acrescentando que se trata de uma infraestrutura fundamental para o desenvolvimento social e económico do território.
“Perceber que as pessoas estão efetivamente a ligar-se à rede é um sinal claro da importância desta ferramenta de trabalho e lazer, tanto para residentes como para visitantes”, acrescentou o autarca.
Com a fibra ótica, os munícipes de Celorico de Basto passam a dispor de internet com velocidades muito superiores às tecnologias tradicionais, potenciando o teletrabalho, o ensino à distância, o acesso à informação e o crescimento de negócios digitais.
Esta expansão reforça também a atratividade do concelho, contribuindo para fixar população e criar melhores condições para o investimento e o empreendedorismo local.