Celorico de Basto vive por estes dias o III Encontro de Ciências e o I Encontro de Línguas e Cultura de Basto e Barroso. Em 2023 ficou assente que em 2024 estes encontros iriam experimentar um upgrade considerável e as mudanças foram visíveis logo na sessão de abertura, com a participação de 270 formandos e a realização do I Encontro de Línguas e Cultura.
Durante estes 3 dias, os mais de 300 formandos, professores de diferentes áreas de formação, vão poder ver, interagir e experienciar momentos únicos em contexto de sala e em saídas de campo.
A abertura oficial destes encontros decorreu hoje, 4 de julho, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários Celoricenses. Esta é uma formação creditada pelo Centro de Formação de Basto e organizada pelo Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, em parceria com a Universidade de Trás os Montes e Alto Douro e o Município de Celorico de Basto.
Ao abrir a sessão, o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, reforçou a capacidade organizativa destes encontros: “a promessa de melhorar estes encontros cumpriu-se. A programação inerente, com excelentes oradores e experiências únicas, é exemplo da qualidade imprimida nestes Encontros de Basto e Barroso. Celorico de Basto acolhe cerca de 300 formandos, oriundos de vários pontos do país, com alegria e certeza de que regressarão noutras iniciativas. Temos um concelho acolhedor, com um crescimento concertado e promissor, que se tem mostrado, ao longo dos últimos anos, ideal para viver. A nossa ação incide na criação de condições que melhorem a qualidade de vida dos nossos habitantes, com políticas de sustentabilidade, inclusivas e promotoras do bem-estar geral”.
O autarca acrescentou ainda que a presença dos participantes em Celorico de Basto “coincide com a realização da Jornada Medieval, e visto que se realiza pela 1ª vez o Encontro de Línguas e Cultura, a realização deste evento é uma mais-valia em contexto de formação, uma vez que damos a conhecer um pouco da nossa história e da nossa cultura, com o nosso Castelo de Arnoia e a Villa de Basto como cenário. Uma história muito rica, a terra de Basto que envolve quatro municípios, Celorico, Mondim, Cabeceiras e Ribeira de Pena, já existia antes da nacionalidade, tem uma história secular. Desfrutem desta terra e do que temos tem para oferecer”.
A formação conta com oradores de excelência, na sua maioria da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro. Domingos Carvalho, diretor do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, mostra-se orgulhoso pela organização deste evento “que reúne mentes brilhantes e dedicadas a diversas áreas do saber, proporcionando uma oportunidade única para a troca de conhecimentos e experiências”. Domingos Carvalho salienta que “o nosso objetivo é fomentar a discussão e a conclusão de ideias que contribuam para o progresso da nossa região. Este evento é mais que uma simples formação, é um espaço de encontro e partilha onde o conhecimento se cruza com a inovação e a tradição se funde com o futuro”.
O diretor do Agrupamento assegura ainda que todo o trabalho desenvolvido conta, indubitavelmente, com o apoio da Câmara Municipal, que “tem investido fortemente na promoção de conhecimento e na valorização da nossa cultura e património”. Durante o discurso de abertura, Domingos Carvalho elencou alguns pontos fortes da região, muitos dos quais serão visitados ao longo dos três dias de formação.
Esta é uma ação creditada pelo Centro de Formação de Basto e Barroso para valorização e progressão na carreira. Segundo o diretor do Centro de Formação de Basto e Barroso, João Carlos Sousa, “é com alegria que vejo este auditório cheio, e sei que muitos mais gostariam de estar aqui, mas existem regras ditadas pelo conselho científico que têm que ser cumpridas. Esta é uma ação de formação e de progressão na carreira aliada a uma visita inigualável a esta terra, que sabe receber, e onde temos o privilégio de poder visitar a feira medieval, em total articulação, para que tudo corra na perfeição”. O diretor do Centro de Formação aproveitou ainda para dar algumas indicações relativas ao funcionamento da formação ao longo dos três dias.
A formação propriamente dita iniciou com a intervenção do orador César Rodrigues, Consultor de Talento Humano, que abordou o tema “Inteligência Emocional no Ensino Aprendizagem”.
Esta formação creditada decorre até ao próximo sábado, em Celorico de Basto.