O concelho de Celorico de Basto apresentou-se com distinção no 24º Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que teve lugar em Ourense, Espanha, nesta sexta-feira, dia 03 de novembro. A comitiva, composta por representantes locais e liderada pela vereadora Maria José Marinho, levou consigo o que de melhor o concelho tem para oferecer, desde a sua rica gastronomia à cultura singular.
A XIX Festa Internacional das Camélias foi destaque na promoção turística e a ementa do Fim-de-semana Gastronómico, que se realiza em Celorico de Basto de 24 a 26 de novembro, deixou os visitantes rendidos ao cabrito assado no forno, cuidadosamente confecionado pelo Chef Jaime Castro, da Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes. Uma escola parceira na promoção deste concelho que além do cabrito assado, apresentou os vinhos Souto Grande e deambulou pelo certame com o seu reconhecido grupo de cavaquinhos a mostrar o seu repertório. Neste momento musical, o grupo de cavaquinhos apresentou, pela primeira vez na Expourense a música, “Vou colher uma camélia” recentemente lançada e que homenageia as camélias de Celorico de Basto e o território.
A promoção no Salão Internacional de Turismo Gastronómico em Ourense é habitual para o Município de Celorico de Basto que olha para este evento “como mais uma oportunidade para dar a conhecer um território único, com características diferenciadoras e, por isso, atrativas, como a gastronomia e a Festa Internacional das Camélias” disse Maria José Marinho, vereadora da Câmara Municipal de Celorico de Basto, presente no evento.
“O turismo em Celorico de Basto tem vindo a crescer de forma exponencial, mas continuamos a sentir o efeito da sazonalidade, com quebras na dita época baixa. O nosso objetivo é claro e assenta em criar e apoiar a criação de atividades que tornem este território mais atrativo e dinâmico, seja qual for a estação do ano”. A autarca assegura que “este é um trabalho feito pelo Município, mas também, e sobretudo, pelos privados, que felizmente já perceberam o potencial deste território e têm encontrado as melhores estratégias para o catapultar na perspetiva da atratividade”, afirmou Maria José Marinho.
A promoção deste concelho esteve inserida no stand do Turismo Porto e Norte de Portugal, parceiro imprescindível na promoção do território.
A participação de Celorico de Basto no 24º Salão Internacional de Turismo Gastronómico reflete o compromisso do concelho em valorizar e divulgar o seu património, cultura e gastronomia, reforçando a sua posição como um destino turístico de excelência.