Centenas de voluntários foram homenageados com uma missa campal e convívio, reconhecendo o seu altruísmo e dedicação na acolhida de jovens durante as Jornadas Mundiais da Juventude.
Na semana que antecedeu as Jornadas Mundiais da Juventude em 2023, centenas de jovens e adultos participaram como voluntários no acolhimento dos muitos jovens, espanhóis e franceses, que estiveram em Celorico de Basto na ação Dias na Diocese.
E foi este envolvimento, dedicação e entrega que levou o Município de Celorico de Basto e o Arciprestado de Celorico de Basto a realizarem uma homenagem conjunta aos voluntários. A ação designada “Dia do Voluntário JMJ” constou da celebração de uma missa campal no parque Urbano do Freixieiro, seguida de um lanche convívio.
A comunidade, sobretudo os mais jovens, foi convidada a dar o seu tempo aos DND, missão que acataram de imediato. “O acolhimento das centenas de jovens em Celorico de Basto só foi possível com o envolvimento de todos, um envolvimento absolutamente altruísta, com a intenção clara de ajudar aqueles que acolhemos a terem uma estadia serena, a viver este encontro entre jovens, a reforçar o espírito generoso, o sentido de paz e de grandiosidade humana inerente a estas jornadas”, disse José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.
O presidente acrescentou ainda que “foi um momento marcante para Portugal, e para nós Celorico de Basto que conseguimos, com toda a elevação e sentido de missão criar as melhores condições para que todos se sentissem bem na nossa terra. A todos os que deram do seu tempo a esta missão, que se mostraram dispostos a se adaptar e a aprender para bem acolher, com sentido de compromisso e capacitação, bem hajam”.
Durante a tarde deste sábado, todos os presentes foram convidados a viver a eucaristia e a desfrutar de uma tarde de convívio e partilha, fomentando o crescimento pessoal de cada um.