Celorico de Basto prepara-se para abrir ao público uma creche na vila de Gandarela de Basto. A inauguração desta resposta social está agendada para o próximo sábado, dia 12 de abril, às 16h00, com presença do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado.
A abertura da creche, que deriva da requalificação da antiga Escola Primária, representa um marco significativo na expansão dos serviços de apoio à infância em Celorico de Basto.
Assegura José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, que a abertura desta creche “reforça o compromisso da autarquia em proporcionar condições de qualidade para o desenvolvimento harmonioso das crianças, assim como o apoio às famílias do concelho. Estamos determinados em criar as melhores condições na educação e no cuidado das crianças e, por isso, articulamos todos os esforços para garantir um ambiente seguro, estimulante e acolhedor para o seu crescimento”.
Este espaço a inaugurar está devidamente equipado, com instalações modernas e com todo o conforto para proporcionar um ambiente saudável para o desenvolvimento das crianças. Após a abertura oficial desta resposta social, as famílias podem, de imediato, inscrever as suas crianças para ingresso nesta creche. A inscrição deve ser efetivada na Casa da Partilha, do Grupo Cultural e Recreativo e Núcleo Infantil de Gandarela, na vila de Gandarela, entidade que irá gerir o funcionamento deste equipamento.
A Creche da Vila de Gandarela é um projeto financiado pela União Europeia, além de um investimento considerável direto do Município, “um grande esforço financeiro que se verifica fundamental tendo em conta as nossas políticas sociais que colocam as pessoas em primeiro plano da nossa atuação. Atrair pessoas para o concelho é importante, mas criar condições para as que cá vivem é fundamental”.