Celorico de Basto inaugura obras de reabilitação da estação de Canedo de Basto

A antiga Estação Ferroviária de Canedo de Basto será oficialmente reinaugurada este sábado, dia 3 de agosto, às 17h00. A estação, originalmente denominada de Apeadeiro de Canêdo, é uma antiga interface da Linha do Tâmega que servia Canedo de Basto.

Este é “um importante momento no que respeita à preservação e valorização do património edificado em particular dos edifícios contíguos à Linha do Tâmega”, lê-se no convite para a inauguração feito pelo Município de Celorico de Basto.

Atualmente, a Estação de Canedo de Basto está integrada na Ecopista do Tâmega, construída no espaço canal da linha ferroviária desativada, que se destina a atividades de lazer como caminhadas e passeios de bicicleta.

Recorde-se que, a 15 de janeiro de 1949, a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses inaugurou o troço da Linha do Tâmega entre Celorico de Basto e Arco de Baúlhe, incluindo o apeadeiro em Canêdo. A cerimónia contou com um comboio especial que partiu de Livração em direção a Arco de Baúlhe, sendo calorosamente recebido pela população local ao passar por Canedo de Basto.

No entanto, devido à baixa procura, o segmento da Linha do Tâmega entre Arco de Baúlhe e Amarante foi encerrado a 2 de janeiro de 1990.