Celorico de Basto inspira empreendedores a investir no território

Celorico de Basto inspira empreendedores a transformar o território

No passado sábado, dia 12 de abril, a Junta de Freguesia de Basto (S. Clemente) acolheu o Networking de Celorico, um evento que se pretende inspirador e motivador para o crescimento conjunto de empresários e empreendedores.

A abrir a sessão, o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, deu conta da importância destes eventos na criação de pontes, na partilha de histórias  e na projeção do futuro, num momento particularmente feliz em Gandarela  de  Basto, com a celebração  dos 24 anos de elevação a vila e a inauguração da creche, “um momento que muito engrandece esta vila e o concelho, que destaca a dinâmica da economia social local, que se mostra  absolutamente inspiradora e com capacidade para responder de forma pronta às necessidades diárias das populações”.

Celorico de Basto inspira empreendedores a transformar o território

Celorico de Basto quer tornar-se cada vez mais atrativo para a fixação de empresas: “Continuamos a bater recordes e temos cada vez mais empresas a fixarem-se no nosso concelho, fruto do dinamismo deste território, da mão de obra comprometida e das condições de atratividade. Em 2024, foram criadas 60 novas unidades”.

Diz o autarca que, contrariamente ao que era hábito nos últimos anos, “o concelho tem vindo a aumentar a sua população, são mais os que acolhe do que os que saem do concelho. Hoje, as nossas escolas têm crianças de várias nacionalidades, falam-se 60 línguas diferentes, um desafio para as escolas e para a comunidade. Esta onda de imigração, devidamente regulada, deve ser vista com bons olhos, é uma oportunidade para as empresas e empresários colmatarem a falta de mão de obra. A existente não é suficiente para a economia que se encontra aqui instalada, precisamos dessas comunidades para ajudar o país e o concelho a crescer”.

A terminar a intervenção neste networking, José Peixoto Lima reforçou a importância de olhar para o futuro “com esperança. O mundo dos negócios requer estabilidade e previsibilidade, algo que hoje não se verifica, vivemos uma verdadeira roleta russa, um verdadeiro desafio para empreendedores e empresário. O que anseio é que seja uma fase passageira e que a normalidade regresse para que todos possam investir e trabalhar com segurança e confiança”.

Celorico de Basto inspira empreendedores a transformar o território

Nesta sessão de networking, os empresários e empreendedores foram convidados a apresentarem-se e a participar em várias dinâmicas para criar espírito de grupo e de confiança entre todos.

A sessão permitiu a apresentação do projeto “Basto Empreendedor Social”, uma iniciativa que visa promover o empreendedorismo e inovação social e apoiar o talento local. A inclusão social ganha um dinamismo de destaque num concelho “de todos e para todos”. Este projeto contará com um vasto plano de ações, como workshops de autoconhecimento e de treino de competências, workshops relacionados com empreendedorismo, eventos de partilha de experiências, atividades que despertem o espírito empreendedor do público.

O “Basto Empreendedor Social” promete deixar uma marca de progresso na região, com a capacidade de potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens, impulsionar a economia local através de parcerias, impulsionar uma cultura empreendedora com as ferramentas certas para quem quer criar impacto.

Celorico de Basto inspira empreendedores a transformar o território

No final da sessão, o presidente da autarquia abordou a criação do Conselho Económico e Social Municipal de Celorico de Basto (CESMCB) e o Programa de Apoio ao Empreendedorismo Jovem.

O CESMCB é um órgão consultivo que visa promover a articulação, a consulta, a troca de informações e a definição de estratégias de cooperação entre entidades envolvidas e com intervenção relevante no desenvolvimento do concelho de Celorico de Basto.

O Programa de Apoio ao Empreendedorismo Jovem é um programa direcionado para jovens até 35 anos que criam o seu próprio negócio, que terá por objetivo atrair jovens empreendedores ao território.