Celorico de Basto prepara-se para receber 1500 jovens de todo o mundo

Celorico de Basto prepara-se para receber 1500 jovens de todo o mundo

Foi assinado ontem, sexta-feira, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários Celoricenses, o Protocolo de Colaboração entre o Arciprestado de Celorico de Basto e o Município de Celorico de Basto, no âmbito do acolhimento em Celorico de Basto dos jovens integrados nas Jornadas Mundiais da Juventude.

Entre 26 a 31 de julho, Celorico de Basto vai acolher cerca de 1500 jovens provenientes de vários pontos do mundo. Este Protocolo de Colaboração pretende reunir as condições necessárias para o acolhimento e alojamento dos jovens que estarão por Celorico de Basto neste período.

Desde a primeira hora que me senti entusiasmado para colaborarmos com aquilo que fosse necessário para tornar estas Jornadas um momento marcante para a juventude”, disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima.

O programa para o acolhimento dos jovens está a ser delineado, e coincidirá com as Festas do Concelho, que este ano irão decorrer de 25 a 30 de julho. Isto irá permitir que “grande parte da animação coincida com a presença dos jovens no concelho de Celorico de Basto”, assinalou o autarca.

A presença dos jovens em Celorico de Basto irá envolver toda a comunidade, e José Peixoto Lima deu como exemplo a Festa Internacional das Camélias que decorreu no passado fim de semana: “Quando nos envolvemos como comunidade conseguimos fazer coisas extraordinárias. Fiquei comovido quando no início do Cortejo olhava para a moldura humana: uma coisa nunca vista no nosso concelho. Isso só foi possível porque essas festas foram o resultado do trabalho de todos. Não foi da Câmara Municipal, foi de todas as pessoas no seu conjunto”. O autarca sublinhou que “esta iniciativa vai acontecer da mesma forma. As entidades que estão aqui representadas, e muitas outras, vão se envolver” para que esta iniciativa “seja um sucesso”.

Celorico de Basto prepara-se para receber 1500 jovens de todo o mundo

O Pe. Alexandre Sá, em representação do Arciprestado de Celorico de Basto, afirmou sentir “muita alegria na assinatura deste Protocolo”. O pároco explicou que “a nossa proposta, ambiciosa, dos jovens que nos vão visitar no final de julho deste ano, foi imediatamente acolhida com entusiasmo pela Câmara Municipal e pelo seu presidente, José Peixoto Lima”.

Este protocolo é um exemplo daquilo que deve ser a cooperação entre duas instituições, o Estado e a Igreja”, entre a Câmara Municipal de Celorico de Basto e o Arciprestado de Celorico de Basto. “Uns e outros a servir a comunidade”, disse o Pe. Alexandre Sá.