Celorico de Basto promove 2.ª Feira da Saúde com foco na prevenção e educação

Celorico de Basto promove 2.ª Feira da Saúde com foco na prevenção e educação

Foi na Casa da Terra e na Praça Albino Alves Pereira que decorreu a 2.ª edição da Feira da Saúde, uma iniciativa promovida pelo Município de Celorico de Basto, a UCC Mãos Amigas e a Escola Profissional Agrícola Engenheiro Silva Nunes.

A iniciativa contou com uma série de parceiros, incluindo profissionais de saúde, escolas, organizações sem fins lucrativos, instituições de saúde locais, empresas e os bombeiros voluntários, para oferecer uma ampla gama de serviços e informações relacionadas com a saúde.

A autarquia celoricense olha para estas ações como primordiais nos cuidados de saúde primários: “A sensibilização é fundamental para que a comunidade possa adquirir comportamentos saudáveis. De facto, estas feiras têm uma função primordial assente na promoção de hábitos saudáveis e incentivo à comunidade, para que esta seja proativa em prol da sua própria saúde e bem-estar”, referiu José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. “Estamos a articular todos os esforços para que Celorico de Basto tenha, à disposição de todos os cidadãos, cuidados de saúde mais eficientes, equitativos e centrados no paciente, numa perspetiva onde o autocuidado é fundamental e crucial na promoção do bem-estar de cada cidadão”, acrescentou.

Durante os dias 10 e 11 de maio, os visitantes tiveram a oportunidade de participar em rastreios de várias especialidades, com enfoque para o rastreio auditivo e o rastreio visual. Puderam ainda avaliar a tensão arterial, a glicémia, participar em workshops, em palestras de educação para a saúde, num showcooking para uma alimentação saudável e acessível, em aulas práticas, sessões de esclarecimentos, e ainda em demonstrações para os cuidados da pele e para os cuidados gerais do corpo e da mente para uma vida saudável.

A coordenadora da Saúde do Município de Celorico de Basto, Helena Martinho, diz que “as ações desenvolvidas foram direcionadas a todos os públicos, mas priorizaram os mais velhos. Estas faixas etárias são as que mais recorrem aos cuidados de saúde por razões óbvias. Situações que podem e estão a ser mitigadas com o aumento da literacia em saúde, através do papel desempenhado por estas entidades, nestas ações públicas, mas também pela Unidade Móvel de Saúde que percorre o concelho com um objetivo bem claro: sensibilizar as populações e promover comportamentos saudáveis”.

A saúde preventiva e educacional é o mote da Feira da Saúde, que contou ainda com a realização da “Heart Run”, uma corrida e/ou caminhada pelo coração. Esta caminhada vai já na 9.ª edição e contou com a participação da comunidade, que fez um percurso em formato coração na vila de Celorico de Basto.