Celorico de Basto recebe professores para o novo ano letivo

O ano letivo arranca oficialmente a 16 de setembro, mas, hoje, dia 4 de setembro, foi promovida, no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa, a receção aos professores que irão integrar o Agrupamento de Escolas em todos os ciclos de estudo.

José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, esteve no momento do acolhimento dos professores e manifestou toda a colaboração com o Agrupamento de Escolas, desejando aos professores o maior entusiasmo nesta nobre missão de ensinar: “O início de cada ano letivo é sempre um desafio, que estou certo que será vivido, por todos vós, com entusiasmo e total disponibilidade para dar aos nossos alunos conhecimento, mas, também, crescimento pessoal e social”.

O autarca salientou o empenho colocado pelo executivo na educação: “A educação é uma das áreas que tratamos com especial cuidado. Na delegação de competências que aceitamos desde a primeira hora, assumimos o desafio de fazer mudanças. As mudanças, como sabem, começaram com a gestão das cantinas escolares, e agora temos um problema de falta de recursos humanos, um défice muito superior àquele que o Estado nos comparticipa para conseguirmos gerir dignamente a educação”.

No entanto, José Peixoto Lima salienta que a situação não é impeditiva para criar as melhores condições de ensino e aprendizagem: “A educação não pode, de todo, ser negligenciada. A educação é crucial na formação da nossa comunidade, e temos que continuar a articular todos os esforços para criar as condições ideais para o bom desempenho dos nossos alunos”. O autarca desejou a todos um bom ano letivo e “que os problemas que surjam possam ser solucionados com diálogo e compreensão, para que sintamos, no final do ano letivo, com a presença de cada vez mais jovens oriundos de outros países, que todos trabalharam pelo mesmo – o sucesso do aluno em todas as dimensões”.

O sucesso do aluno mostrou ser a diretiva de todos os intervenientes na receção dos professores, evidente nas palavras de Domingos Carvalho, diretor do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto: “O nosso agrupamento tem uma missão não só na transmissão de conhecimentos, mas também na formação integral dos nossos alunos. Queremos que saiam daqui cidadãos conscientes, responsáveis e preparados para enfrentar os desafios do mundo moderno, para isso conto convosco para, em conjunto, criarmos um ambiente de ensino inovador, inclusivo e motivador”.

Domingos Carvalho aproveitou ainda para salientar a importância de trabalhar em equipa: “Neste novo ano, quero enfatizar a importância do trabalho em equipa, e da colaboração entre todos os setores, em geral, do nosso agrupamento, em particular, em cada uma das escolas. O sucesso dos nossos alunos depende de uma comunicação aberta e de um esforço conjunto entre professores, funcionários, alunos e pais, para o sucesso de cada aluno”.

O diretor do Agrupamento de Escolas aproveitou para agradecer ao Município pela proximidade e cooperação: “Queria aproveitar esta oportunidade para expressar o nosso profundo agradecimento à Câmara Municipal e à equipa que aí trabalha incansavelmente em prol da educação. O apoio constante e a colaboração estreita entre a autarquia e o nosso agrupamento são fundamentais para o sucesso das nossas iniciativas e para a criação de condições cada vez melhores dos nossos alunos. Sem o vosso esforço e proteção, muitos dos nossos projetos não teriam sido possíveis”.

Aos professores que irão compor o Agrupamento de Escolas, Domingos Carvalho diz saber “que cada um de vós traz consigo um sem número de experiências, conhecimentos e paixões, que juntos irão contribuir para o crescimento dos nossos alunos e o fortalecimento da nossa comunidade escolar”.

Também João Varejão, presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas, afirma que o que “mais ambicionamos é que a nossa escola preste à comunidade um serviço educativo de excelência, contribuindo para a formação e cidadãos íntegros e conscientes dos seus deveres e direitos, capazes de atuar como agentes de mudança num ambiente participativo, aberto e integrador, numa escola que seja reconhecida também pelo seu humanismo, e padrões de exigência e responsabilidade, que valorizam o conhecimento e condição de acesso ao bom trabalho e prosseguimento dos estudos”.  Para que tudo isto se efetive, exige-se ao professor “o rigor, o trabalho, o respeito mútuo, a autonomia e a responsabilidade numa atitude digna e recompensadora do empenho e dedicação à causa da escola pública.”

A receção para os professores do 2º, 3º ciclo e secundário decorreu durante a manhã e, a receção do 1º ciclo e pré-escolar, durante a tarde.