Celorico de Basto une forças com UTAD e EPAESN para elevar o estatuto das Camélias

Celorico de Basto une forças com UTAD e EPAESN para elevar o estatuto das Camélias
Protocolos visam potenciar investigação, formação e turismo em torno deste símbolo local.

Celorico de Basto, em pleno arranque da sua festa internacional dedicada às Camélias, celebrou a assinatura de importantes protocolos de colaboração com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e com a Escola Profissional de Fermil (EPAESN), marcando uma estratégica aposta na valorização do seu património natural e cultural.

Estes acordos visam o desenvolvimento do conhecimento e a dinamização da economia em torno das Camélias, um valor natural e cultural do concelho. Através desta iniciativa articulada, espera-se impulsionar o setor das Camélias em várias vertentes, promovendo a sua valorização e contribuindo para o crescimento económico sustentável do concelho.

Os protocolos estabelecidos incluem a realização de estudos científicos sobre as Camélias, na área da identificação, classificação e boas técnicas de desenvolvimento da planta, a promoção de cursos de formação profissional relacionados com a sua multiplicação, bem como a implementação de iniciativas de valorização turística e comercial deste recurso. Estas medidas visam não apenas aumentar o conhecimento sobre as Camélias, mas também criar oportunidades de emprego e empreendedorismo no setor.

O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, destacou a importância destas parcerias estratégicas, afirmando: “Este é um momento de grande relevância para o nosso concelho. As Camélias são parte integrante da nossa identidade e possuem um potencial económico que está longe de ser explorado em pleno. Ao unirmos esforços com instituições de ensino e formação como a UTAD e a EPAESN, estamos a investir no conhecimento e na inovação, afirmando Celorico de Basto como uma verdadeira Capital das Camélias, criando as bases para um desenvolvimento sustentável, que nos permita mitigar os efeitos da sazonalidade do turismo”.

Celorico de Basto une forças com UTAD e EPAESN para elevar o estatuto das Camélias

Por sua vez, o reitor da UTAD, Emídio Gomes, destacou a importância da colaboração entre a academia e as entidades locais: “sabemos do papel que podemos ter no desenvolvimento da região onde estamos inseridos. Ao juntarmos os nossos recursos e conhecimentos estamos a valorizar os recursos endógenos, a fomentar a inovação e contribuímos de forma positiva para a nossa comunidade”.

Estas parcerias representam um compromisso conjunto entre o Município de Celorico de Basto, a UTAD e a EPAESN no desenvolvimento de atividades conjuntas com a valorização das Camélias como objetivo central. O momento foi assinalado com a plantação de uma Camélia e a colocação da primeira placa identificativa.