Celorico de Basto vai ter fábrica pioneira de betão de cânhamo

fábrica de painéis de betão de cânhamo

O antigo Campo de Tiro de Codessoso foi o local escolhido pela empresa Sigma Silvestre para instalar a sua primeira unidade fabril dedicada à produção de painéis de betão de cânhamo destinados ao setor da construção civil.

O projeto foi apresentado no Salão Nobre do Município de Celorico de Basto ao presidente da Câmara Municipal, José Peixoto Lima, que, após meses de negociações, vê a iniciativa a ganhar forma: “Um investimento de grande dimensão, ambicioso, que vai transformar por completo esta localidade, reforçar a atratividade de todo o concelho, promover a fixação de pessoas e serviços e assegurar o desenvolvimento ordenado e sustentável”, afirmou o autarca.

A nova unidade integrará o Ecopark Empresarial de Codessoso, composto por um total de 11 lotes.

A Sigma Silvestre, empresa do Grupo Canhawall, afirma que o objetivo é “promover a construção sustentável e o desenvolvimento local com base no cânhamo” e que a unidade será “um organismo vivo que vai potenciar e marcar o território, sem mexer na paisagem, e potenciar a instalação de outras indústrias que aqui se queiram instalar”.

Durante a sessão de apresentação, a empresa esteve representada pelos sócios e pela equipa técnica envolvida no processo, que tem vindo a ser desenvolvido em estreita parceria com o Município. O projeto encontra-se atualmente em fase de licenciamento.

Foi também revelada a imagem arquitetónica do ecopark e da unidade fabril, concebida para refletir “a intenção do projeto” voltado para a sustentabilidade e ecologia.

Com um investimento total de 25 milhões de euros, a unidade prevê a criação de 40 postos de trabalho, com destaque para quadros médios e superiores.