Celorico de Basto voltou a caminhar pela “Rota do Mel” com mais de 300 participantes

Celorico de Basto voltou a caminhar pela “Rota do Mel” com mais de 300 participantes

A IV edição da Caminhada “Rota do Mel” decorreu este domingo na freguesia de Codessoso, no concelho de Celorico de Basto, juntando mais de 300 participantes. A atividade, que promove o contacto com a natureza e os produtos endógenos, é já uma marca da Festa do Mel, que se realiza anualmente nesta freguesia.

A caminhada circular teve partida e chegada na Estação de Codessoso, considerada o epicentro da festa. Ao longo do percurso, os participantes puderam conhecer algumas das particularidades da freguesia, destacando-se o mel, o vinho verde e a paisagem natural como elementos centrais da identidade local.

“Este fim de semana é dedicado, nesta freguesia, à Festa do Mel, uma festa que iniciou ontem e que tem a caminhada da Rota do Mel como momento fundamental na promoção e valorização daquilo que melhor identifica a freguesia. Codessoso tem grande tradição de apicultores, hoje em menor número, mas que continua a ser uma referência na produção de mel”, afirmou o Presidente da Junta de Freguesia de Codessoso, Fernando Pinheiro.

O autarca acrescentou que “é o quarto ano que seguimos pela Rota do Mel, uma iniciativa, felizmente, com cada vez maior recetividade da população”.

Presente na iniciativa, o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, sublinhou a importância da dinâmica local. “É muito salutar verificar que as freguesias estão cada vez mais dinâmicas, uma vitalidade que se verifica também pela forma como todos se envolvem nas atividades desenvolvidas. Um território coeso é um território próspero. Esta freguesia, nos últimos anos, tem procurado — e bem — valorizar o que melhor a identifica e distingue, marcas que contribuem também para o seu desenvolvimento e para fomentar a união da comunidade”, observou.

A Caminhada Rota do Mel é promovida pela Junta de Freguesia de Codessoso, com o apoio do Município de Celorico de Basto e de várias entidades parceiras. Além de incentivar hábitos saudáveis, a iniciativa tem como missão reforçar a identidade local e dar visibilidade aos recursos naturais e económicos da região.