O programa Celorico a Mexer está a acolher o projeto-piloto de intervenção comunitária “Sonhos na Almofada”, uma iniciativa que pretende promover a higiene do sono junto da população idosa do concelho de Celorico de Basto.
O projeto está a ser desenvolvido com os participantes do Celorico a Mexer, envolvendo, em particular, os grupos de Canedo, Veade, Ribas, S. Clemente, Pereira, Nespereira e Vacaria.
Numa primeira fase, realizada durante o mês de janeiro, os idosos participaram em ações regulares com o objetivo de avaliar a qualidade do sono. A implementação do projeto está a cargo de Cláudia Lopes, aluna da UTAD, no âmbito do mestrado em Enfermagem Comunitária. Até ao momento, foram realizadas três sessões de educação para a saúde: uma sobre “Higiene do Sono e a sua importância”, uma segunda dedicada a “Insónia e o consumo de benzodiazepinas” e uma terceira, intitulada “Higiene do sono: Medidas não farmacológicas para combater a insónia”, que incluiu um workshop com técnicas de ioga e treinos respiratórios.

O vereador da Ação Social do Município, José Sousa, destaca que o Celorico a Mexer é um programa “que promove com elevação, qualidade, proximidade e cuidado o envelhecimento ativo e, por isso, está disponível para acolher todos os projetos que possam trazer vantagens e mais-valias aos nossos idosos”. O autarca acrescenta que “estamos completamente comprometidos em ter cada vez mais idosos a usufruir deste programa” e reforça que o Celorico a Mexer é “um programa aberto à comunidade mais idosa e um verdadeiro ponto de encontro de experiências, saberes e memórias”. José Sousa sublinha ainda que é neste contexto que os idosos encontram “a oportunidade de se manterem ativos, dinâmicos e comprometidos em dar de si à comunidade”, defendendo que “queremos que os nossos idosos vivam o envelhecimento com autonomia, qualidade de vida, dignidade e sejam cada vez mais valorizados pela sua experiência e vivência comunitária”.