Celorico reforça papel na promoção do andebol com seminário internacional de formação

Iniciativa foi promovida pelo BECA, Município e Associação de Treinadores de Andebol de Portugal.
Iniciativa foi promovida pelo BECA, Município e Associação de Treinadores de Andebol de Portugal.

Celorico de Basto acolheu, nos dias 16 e 17 de janeiro, o Seminário Internacional de Formação de Andebol, promovido pelo BECA – Bastinhos Escola Clube de Andebol, pelo Município e pela Associação de Treinadores de Andebol de Portugal, com o apoio do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto. A iniciativa contou ainda com acreditação do Centro de Formação de Basto.

Esta foi a quinta edição do seminário realizada no concelho e voltou a evidenciar a importância do andebol no território. O treinador do BECA e promotor da iniciativa, João Varejão, sublinhou que o encontro juntou participantes altamente envolvidos na modalidade, garantindo que “vivemos momentos intensos com pessoas comprometidas com a modalidade e altamente disponíveis para partilhar conhecimentos, projetos e formas de estar num desporto que cresce em entusiasmo, qualidade e vinculação”. O responsável frisou ainda que “só com entidades ao nível do Município de Celorico de Basto verdadeiramente comprometidas e responsáveis pela formação e promoção do desporto é possível almejar grande voos para andebol”, deixando um agradecimento: “Um bem-haja ao nosso presidente, Dr. Peixoto Lima, por perceber a importância do andebol e contribuir para a dinâmica que queremos continuar a construir”.

Com dois dias de formação, o seminário apresentou exemplos de projetos que se destacam no país, contribuiu para a formação contínua de treinadores e de outros agentes ligados à modalidade e promoveu uma reflexão sobre o papel do andebol em contexto escolar e comunitário.

Seminário internacional destacou boas práticas e projetos que fazem a diferença nas comunidades.
Seminário internacional destacou boas práticas e projetos que fazem a diferença nas comunidades.

A dimensão formativa do encontro foi também destacada pelo presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, que reforçou a importância de apoiar entidades “que contribuem para a formação, para criação de valor humano, para a coesão de uma comunidade”. O autarca sublinhou que “seremos tanto mais fortes quanto mais formação tivermos” e que “a aprendizagem torna as comunidades mais resilientes e determinadas e assegura uma maior vitalidade em qualquer área de desenvolvimento”. Sobre o futuro, o presidente garantiu que, “também no desporto, e neste caso no andebol, estamos completamente comprometidos em continuar a assegurar condições que permitam aos atletas, treinadores e dirigentes responder com assertividade e determinação aos desafios que possam surgir”, concluindo que “não há limite para o sonho”.

O seminário contou ainda com a presença do treinador francês Patrick Passemard, que apresentou metodologias e boas práticas direcionadas para o papel do pivot no alto rendimento, reforçando a adaptação deste trabalho à formação do jovem jogador dos 14 aos 16 anos. A partilha de conhecimento decorreu sem que a língua se assumisse como obstáculo.