“Celorico Verde” mobiliza jovens em ações de voluntariado ambiental

Durante o verão, o concelho de Celorico de Basto volta a apostar na ocupação ativa e consciente dos mais jovens através do projeto “Celorico Verde”, promovido pelo Município com o apoio do IPDJ — Instituto Português do Desporto e Juventude. A iniciativa, integrada na modalidade de voluntariado jovem, conta atualmente com 12 participantes que, em tempo de férias escolares, assumem o compromisso de contribuir para um concelho mais limpo, consciente e sustentável.

Com o apoio do Banco Local de Voluntariado, os jovens voluntários estão a desenvolver ações de recolha de lixo em espaços públicos, campanhas de sensibilização para a reciclagem e intervenções pedagógicas sobre compostagem e prevenção de incêndios florestais — uma preocupação crescente num território marcadamente rural.

“Uma forma de estar que procuramos incutir, com o fortalecimento de dinâmicas que tornem os jovens cada vez mais participativos na comunidade, cada vez mais responsáveis pelo futuro que querem construir e pelo legado que querem deixar. A sustentabilidade não é uma moda, é a certeza de que todos somos responsáveis pela preservação do nosso planeta e por isso todos somos chamados a intervir, com comportamentos que preservem os recursos existentes para que não falhem às gerações seguintes”, destacou Maria José Marinho, vereadora da Educação e da Ação Social do Município de Celorico de Basto.

O Celorico Verde pretende, no essencial, fortalecer a educação ambiental e o respeito pela natureza. Entre muitas outras ações, visa a promoção da economia circular, com forte ligação ao Banco Local de Voluntariado, e aproxima-se da comunidade com ações de sensibilização que visam proteger as florestas, nomeadamente através da prevenção de incêndios e da consciencialização contra comportamentos negligentes.

O objetivo final deste projeto é criar valores e práticas que reforcem a responsabilidade ambiental individual e coletiva, incentivando os jovens a serem agentes ativos de mudança, no presente e para o futuro.