Centenas de atletas participaram este domingo, 21 de julho, na IX Corrida de S. Tiago. A iniciativa partiu de Celorico de Basto e terminou no município vizinho de Mondim de Basto. Estes dois municípios, que têm em comum o padroeiro S. Tiago, procuram, de forma salutar, cooperar para que ambos beneficiem com a organização das festividades.
Ao dar a partida, o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, enalteceu o evento e agradeceu a todos os envolvidos na organização desta IX Corrida de S. Tiago: “Temos uma prova cada vez mais participada, com centenas de atletas a integrar a corrida e a caminhada, e a desfrutar da beleza destes dois municípios, Celorico e Mondim. Foi, para nós, o arranque das festividades em honra de S. Tiago, com uma programação que se estende até ao próximo domingo e que pretende honrar as nossas tradições, usos e costumes”.
O autarca celoricense reforçou ainda importância de trabalhar com parceiros na organização deste tipo de eventos: “Esta corrida de S. Tiago é a prova de que quando se trabalha em parceria por um objetivo comum, os resultados só podem ser positivos, bem-haja todos os envolvidos”.
Esta corrida foi organizada pela AMA, Associação Mondim Atletismo, em parceria com os municípios de Celorico de Basto e Mondim de Basto, e com o apoio de uma série de entidades e voluntários que se quiseram associar ao evento.
Rúben Pires foi o primeiro atleta a cortar a meta depois de percorrer 12 kms por paisagens soberbas e de cortar o fôlego debaixo do calor intenso que se fazia sentir. Na entrega dos prémios esteve o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, o presidente da Câmara de Mondim de Basto, Bruno Ferreira, presidente da Câmara de Mondim de Basto, entre outras individualidades.