O Centro Cultural de Fermil, que compreende o Espaço Cidadão, o serviço de correios e o espaço de exposições e formação terá, a partir deste fim de semana, dias 18 e 19 de janeiro, atendimento alargado, com funcionamento ao sábado, das 9h00 às 12h30.
O alargamento do horário de atendimento para o sábado de manhã vem responder às necessidades de muitos cidadãos, “que olham para o sábado como a única possibilidade de aceder aos serviços. A proximidade dos mesmos também se faz criando mecanismos facilitadores, acessíveis e inclusivos, adequando-se à realidade do nosso território”, considera José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.
O Centro Cultural de Fermil mostra-se como um centro de serviços para a população, juntando o Espaço Cidadão e o acesso aos CTT num único balcão. “O Centro Cultural de Fermil é um espaço com serviços de interesse público ao qual estamos a acrescentar, de forma cumulativa, uma programação cultural, pois é também esse o objetivo da sua criação. Uma programação que arranca com a tradicional Feira de Abril, que este ano se realizará de 24 a 27 de abril, e que se prolonga ao longo do ano com exposições, concertos, teatro, etc.”, assegura o autarca.
A partir deste fim de semana, a população de Celorico de Basto poderá aceder aos serviços disponíveis no Centro Cultural de Fermil aos sábados, das 9h00 às 12h30. “De recordar que os serviços prestados no Espaço Cidadão já funcionam no concelho em quatro locais: na sede do concelho, Fermil, Gandarela e Mota”, recorda José Peixoto Lima.
O autarca recorda ainda a recente implementação do Espaço Cidadão Móvel pela Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT), “que leva os serviços aos locais mais isolados do concelho. Com a abertura aos sábados em Fermil, qualquer pessoa do concelho ou que esteja por Celorico de Basto, por razões várias, pode aceder aos serviços neste horário e neste local”.