Chuva não afastou aficionados do Hipódromo de Carvalho

Chuva não afastou aficionados do Hipódromo de Carvalho

Apesar das condições meteorológicas adversas, no passado domingo, dia 11 de maio, o Hipódromo Municipal de Celorico de Basto, em Carvalho, voltou a ser palco de uma corrida de cavalos, a 30.ª edição, que contou com 9 mangas a galope e trote atrelado a contar para o Campeonato Nacional e incluiu, como é já habitual, a apreciada prova de garranos – uma valorização da raça autóctone do Norte de Portugal e da tradição equestre da região.

Centenas de aficionados desafiaram o mau tempo e marcaram presença, enchendo o recinto e demonstrando, mais uma vez, a paixão crescente por esta modalidade no concelho.

O evento, já considerado um dos mais aguardados do calendário nacional, voltou a destacar-se, não só pela emoção e competitividade das provas, mas também pela qualidade das infraestruturas e pelo ambiente vibrante vivido no recinto. O Hipódromo de Celorico de Basto afirma-se, assim, como um dos mais adaptados e acolhedores para a prática do hipismo em Portugal, atraindo participantes e espetadores de norte a sul do país.

José Peixoto Lima, presidente da Câmara de Celorico de Basto, destacou a importância deste evento para o concelho: “Mesmo com as condições meteorológicas desfavoráveis, o nosso hipódromo voltou a encher-se de gente e de entusiasmo. Isto é a prova de que temos aqui um espaço de excelência e muitos aficionados da modalidade, que aplaudem com vigor e que nos incentivam a criar cada vez mais e melhores condições para acolher o público, os cavalos e os cavaleiros. Apostar nestas iniciativas é descentralizar as atividades, promover o território de forma integral e valorizar as tradições que se vão enraizando”.

Um hipódromo que o presidente da Liga Portuguesa de Trote e Galope, Hélder Barbosa, nota como excelente pela forma como atrai público e participantes: “Tivemos 69 cavalos em prova, o que significa que os cavaleiros cada vez mais olham para as provas neste hipódromo como momentos de verdadeiro espetáculo. Um espaço vibrante e acolhedor, com uma plateia efusiva, que merece todo o respeito. E é por isso que estamos a trabalhar para termos uma prova mais acolhedora para o público, com outros motivos de interesse que os levem a usufruir do espaço nos tempos de preparação dos cavaleiros para as provas”.

Com um cartaz cada vez mais atrativo e provas que envolvem alguns dos melhores nomes do panorama nacional, esta edição superou todas as expectativas e deixou grandes promessas para a próxima corrida, já agendada para o dia 19 de julho.

O Hipódromo Municipal continua, assim, a reforçar o seu papel como centro de referência do hipismo nacional, proporcionando espetáculo, emoção e desenvolvimento ao concelho.