Este fim de semana, dias 12 e 13 de abril, o Banco Local de Voluntariado (BLV) de Celorico de Celorico de Basto moveu os seus voluntários e desenvolveu uma campanha de recolha de bens alimentares no comércio local. Foram recolhidos cerca de 30 carrinhos de produtos, evidenciando-se a solidariedade da comunidade celoricense e a boa vontade do comércio local.
No fim de semana que antecede a Páscoa, o BLV sentiu a solidariedade dos celoricenses e pode, agora, ajudar aqueles que mais precisam. “A recolha de bens alimentares é fundamental para apoiar aqueles que vivem em maior carência financeira e alimentar. Esta recolha ajuda-nos a garantir que famílias em situação vulnerável tenham acesso a bens alimentares de primeira necessidade”, assegura a vereadora com o pelouro da Ação Social do Município de Celorico de Basto, Maria José Marinho.

A autarca acrescenta que “vivemos tempos muito propícios à solidariedade, a capacidade de nos colocarmo-nos é característica das gentes desta terra, que ajudam com um sorriso no rosto”, salientou.
Maria José Marinho afirma que “temos vindo a trabalhar para arranjar soluções para as situações mais difíceis, com equipas de trabalho a rastrear estas situações. Existe ainda uma pobreza escondida, causada por estas alterações económicas, situações a que estamos particularmente atentos”.


Esta recolha de bens alimentares permitiu restabelecer o stock de produtos e contou com uma equipa de voluntários motivados para a causa. “Ver estes jovens dedicados ao voluntariado é muito satisfatório. Os jovens são a força motriz de uma comunidade e é com muita satisfação que os vemos mobilizados e unidos no combate à desigualdade, mostrando que, juntos, podemos fazer a diferença na vida de muitos”, realçou a autarca.
A campanha do BLV decorreu em vários estabelecimentos comerciais do concelho, que responderam de forma pronta. A iniciativa foi demonstrativa da solidariedade da comunidade. “Cada bem doado tem um impacto significativo na vida de quem é ajudado e contribui para a construção de uma comunidade mais forte e unida”.