Concentrações de concertinas vão percorrer o concelho e arrancaram em Gandarela

Iniciativa promove tradição ao longo de 2026 e regressa a 1 de março, na vila de Celorico de Basto.

O Município de Celorico de Basto vai promover, ao longo de 2026, concentrações regulares de concertinas, numa aposta na valorização da música tradicional e do património cultural imaterial do concelho. O ciclo arrancou no domingo, 1 de fevereiro, na vila de Gandarela, e deverá passar, de forma rotativa, pelos principais centros urbanos.

O vereador José Sousa considera que 2026 será um ano culturalmente apelativo, “capaz de mover os grupos locais, os tocadores, os apaixonados pela música para pontos estratégicos do concelho, com o intuito claro de valorizar as nossas gentes, usos e costumes e de lhes dar o palco que merecem”.

A primeira concentração reuniu tocadores de Gandarela e de freguesias limítrofes, num encontro realizado no Centro Escolar, onde a organização promoveu um “duelo de concertinas” com interpretação de músicas populares portuguesas. Ao longo da tarde, juntaram-se som, dança e o cantar de quem assistiu, num ambiente de arraial minhoto.

Iniciativa promove tradição ao longo de 2026 e regressa a 1 de março, na vila de Celorico de Basto.

Para o vereador, a adesão da comunidade confirma o interesse pelo instrumento e reforça a intenção do Município em dar continuidade à iniciativa. José Sousa explica que “vamos incentivar os tocadores a viver esta experiência de forma regular” e lembra que os músicos “já se juntam de forma natural”, mas que a autarquia quer “criar cadência e dar à comunidade a possibilidade de desfrutar deste instrumento musical, da perícia dos nossos tocadores, e levar a cultura e este património imaterial a todo o território”. O autarca acrescenta que “a nossa estratégia cultural é abrangente, dinâmica e focada na preservação de usos e costumes, mas também na criação de novas realidades, trabalhando de forma igual para todos os públicos e gostos”.

A próxima concentração de concertinas está marcada para a vila de Celorico de Basto, no dia 1 de março. A exceção será o mês de abril, devido à Páscoa. Nos restantes meses, as iniciativas deverão realizar-se, de forma rotativa, no primeiro domingo de cada mês.