Contrato de arrendamento: Dicas para a sua segurança e do seu imóvel.
O arrendamento de imóveis é uma prática muito comum para quem possui mais de um imóvel, mas apesar de ser algo quotidiano para muitos, pode trazer grandes desafios para quem está a arrendar pela primeira vez. Arrendar um imóvel é muito mais do que receber um valor mensal por deixar disponível um imóvel para alguém, existem muitas leis e regulamentações por trás disto.
Quem é dono de um imóvel sabe que arrendar exige um contrato muito bem feito, afinal de contas, problemas com a minuta rescisão contrato arrendamento e com o próprio imóvel podem surgir a qualquer momento. Se vai arrendar o seu imóvel pela primeira vez, é essencial estar atento a alguns critérios.
Existem muitos detalhes que o proprietário precisa ter em conta na hora de arrendar o seu imóvel. De facto, esta não é uma prática simples e pode exigir de si um estudo complexo. Para facilitar toda esta pesquisa sobre arrendamento de imóveis, veja abaixo:
O que saber antes de arrendar um imóvel?
Quem pretende arrendar um imóvel precisa estar atento a alguns detalhes legais, como por exemplo o valor recebido durante o primeiro mês de arrendamento. Pelas leis brasileiras, o pagamento de rendas até dia 8 pode ser permitido, mas fazer um contrato com datas de pagamento específicas pode fazer com que receba o valor antes deste prazo.
Cada contrato especifica como será feito o arrendamento, quais são as responsabilidades de quem está a arrendar e do proprietário do imóvel. O contrato de arrendamento precisa ser criado de acordo com as leis brasileiras, mas abre brechas para negociações sobre detalhes específicos como reformas e muito mais.
O único ponto do qual precisa fugir é do arrendamento sem contrato, pois isto pode fazer com que quem arrenda e o dono do imóvel tenham uma experiência ruim com o arrendamento. O contrato serve para criar um diálogo entre as duas partes, para que desta forma seja mais simples solucionar problemas e dúvidas no futuro.
Melhor forma de arrendar o seu imóvel em 2024
Atualmente, existem muitas empresas que fornecem contratos de arrendamento para o dono do imóvel e utilizam do imóvel para arrendamentos. Esta prática está cada vez mais comum e tem-se mostrado a melhor forma de arrendar uma casa, apartamento ou loja, já que o proprietário não precisa preocupar-se com nada na hora de buscar um novo morador ou manter tudo em dia.
Através de empresas terceiras, não precisa resolver problemas relacionados com a casa, como por exemplo o esquentador avariado quem paga inquilino ou senhorio. Tem mais tranquilidade durante o período de arrendamento e ainda pode contar com equipas inteiras para tirar dúvidas e solucionar problemas em poucos minutos.
Claro que esta é apenas uma das muitas formas de garantir um arrendamento seguro. Outra maneira é contratar um seguro para o imóvel que tenha ampla cobertura. Um bom seguro garante a segurança do imóvel e o seu bem-estar, e também facilita todo o processo de arrendamento.