No salão nobre dos paços do concelho de Celorico de Basto, ocorreu na passada sexta-feira a cerimónia de tomada de posse dos membros do Conselho Municipal de Juventude. Este órgão, de caráter consultivo sobre matérias relacionadas com políticas de juventude, está agora oficialmente em funcionamento, marcando um momento significativo para o envolvimento dos jovens nas políticas públicas locais.
O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, que também preside o Conselho Municipal de Juventude, salientou a importância da reativação deste órgão. “fundamental que os jovens se mostrem cada vez mais interessados e participativos nas políticas públicas direcionadas à juventude, juntos vamos discutir problemas mas sobretudo, encontrar soluções no âmbito da juventude para Celorico de Basto,” afirmou.
Durante o evento, o presidente destacou as várias medidas implementadas pelo executivo municipal nos últimos dois anos, visando a fixação dos jovens em Celorico de Basto. Estas ações incluem iniciativas em parentalidade, empregabilidade, formação profissional, apoio ao ensino superior, desporto e cultura. “Temos procurado, com os recursos que dispomos, estar o mais próximos possível dos jovens, com medidas concretas e objetivas que a todos beneficiam,” explicou o autarca.
Após a tomada de posse de todos os membros deste conselho, José Peixoto Lima referiu as muitas medidas que têm vindo a ser aplicadas ao longo destes dois anos de mandato em matéria de juventude, medidas que têm contribuído para “a fixação dos jovens em Celorico de Basto, medidas direcionadas à parentalidade, à empregabilidade, à formação profissional, de apoio ao ensino superior, ao desporto, à cultura. Temos procurado, com os recursos que dispomos, estar o mais próximos possível dos jovens, com medidas concretas e objetivas que a todos beneficiam. Além das medidas direcionadas aos jovens existem muitas outras ações que de forma indireta afetam a juventude e contribuem positivamente para que olhem para este concelho como uma oportunidade com futuro”. Para o autarca, “este conselho terá como missão discutir medidas integradas, nos vários setores de desenvolvimento, sempre com a juventude como foco”.
De forma concreta, a este órgão consultivo compete emitir parecer obrigatório, não vinculativo, sobre várias matérias nomeadamente o orçamento municipal e nas políticas municipais de juventude, nomeadamente o plano anual de atividades.
Nesta primeira reunião, foi feito o ponto de situação do Orçamento Participativo Jovem, a submissão das propostas terminou a 31 de dezembro, o próximo passo passa pela análise técnica das mesmas. Um processo que será desenvolvido por 4 técnicos do Município a designar pelo Presidente da Câmara Municipal e 3 elementos do conselho agora instalado.
Este Conselho Municipal de Juventude de Celorico de Basto agora instalado conta com 15 elementos constituintes, de acordo com o regulamento geral deste conselho, disponível para consulta na página oficial do Município de Celorico de Basto.