Creches do Rego e da ASSB reforçam resposta social em Celorico de Basto

Creches do Rego e da ASSB reforçam resposta social em Celorico de Basto

Celorico de Basto viveu no passado dia 2 de maio um dia feliz, marcado pela visita da secretária de Estado da Ação Social, Clara Marques Mendes, à nova creche do Rego e à creche da Associação de Solidariedade Social de Basto (ASSB), que sofreu obras de ampliação.

Com mais estas duas obras, o concelho passa de 150 lugares de creche para 300, fruto da articulação entre o Município de Celorico de Basto e o setor social para responder à escassez de vagas após a entrada em vigor da gratuitidade. As respostas têm sido dadas de forma profícua quer pelas IPSSs, quer pelo Município.

Creches do Rego e da ASSB reforçam resposta social em Celorico de Basto

Clara Marques Mendes, secretária de Estado da Ação Social, olha para esta forma de atuação como fundamental na resposta social. “Presenciamos hoje um acordo celebrado entre o Município e o meu setor social que mostra claramente aquilo que deve ser feito, a articulação. Desde que assumi funções no Governo, a articulação foi sempre a palavra-chave, porque temos que trabalhar de forma articulada com as pessoas, com as instituições, com os municípios, pois só assim, com esta proximidade, temos a clara noção das reais necessidades das pessoas, das famílias”.

A secretária de Estado afirma que “é muito gratificante verificar o sentido de visão e de sustentabilidade social desta autarquia. Só com esta visão e trabalho de equipa é possível alargar as respostas sociais e chegar a todos”. Clara Marques Mendes foi perentória ao afirmar que vivemos problemas demográficos: “Precisamos de mais crianças, mas precisamos de respostas para quem quer ter filhos”.

Creches do Rego e da ASSB reforçam resposta social em Celorico de Basto

Celorico de Basto tem sabido dar essas respostas, a creche do Rego conta agora com 36 vagas e a ampliação da creche da Associação de Solidariedade Social de Basto aumentou em nove o número de vagas.

O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, afirma que “estamos a caminhar para duplicar o número de vagas em creche que existiam antes da gratuitidade. Depois do aumento das 45 vagas na Gandarela, das 36 vagas aqui no Rego, as 9 vagas na Associação de Solidariedade Social de Basto e as vagas que estão a ser criadas nas restantes IPSSs do concelho, teremos uma resposta em lugar de creche duplicada”.

“Conhecemos como ninguém as reais necessidades do concelho e tínhamos que agir. Lançamos um desafio a nós próprios e desafiamos as IPSSs locais a fazerem-no também, de acordo com as capacidades das suas instalações. Os resultados são visíveis e mostram que estamos todos a remar para o mesmo lado, a favor da nossa população”, afirmou convicto o autarca aquando da visita à creche do Rego.

Creches do Rego e da ASSB reforçam resposta social em Celorico de Basto

O edil celoricense afirma que a creche do Rego tem “lugares a mais para a freguesia comportar, mas as respostas sociais não têm fronteiras. Trabalhamos para um horizonte mais alargado, um horizonte estratégico, porque aqui bem próximo desta creche está localizada uma importante zona industrial que tem tido uma procura muito grande e temos que ter respostas para as suas necessidades”.

Esta nova creche na freguesia do Rego será gerida pelo Centro Social e Paroquial do Rego, após assinatura de contrato de comodato com o Município. Mostra-se “um importante equipamento para o desenvolvimento sustentado da freguesia, um momento significativo para a comunidade e corrobora o nosso compromisso de responder aos desafios com sentido de missão”, disse o presidente da Junta de Freguesia do Rego, Inácio Oliveira.

Na sede da Associação de Solidariedade Social de Basto, a secretária de Estado enalteceu o trabalho desta instituição: “Um exemplo. Assistir ao alargamento desta resposta social é o reconhecimento pelo papel fundamental que esta associação tem prestado à comunidade. Uma instituição com respostas variadas, inclusiva, que não deixa ninguém de fora. Que presta um serviço público de excelência, criado pela proximidade, pela forma de interagir com as entidades e a comunidade”.

Clara Marques Mendes aproveitou a oportunidade para reforçar o “compromisso de maior previsibilidade junto das instituições, entender quanto custa, efetivamente, cada resposta social, para que seja possível rentabilizar a resposta social e chegar a mais pessoas”.

Creches do Rego e da ASSB reforçam resposta social em Celorico de Basto

A creche da Associação, com o alargamento de 9 lugares, tem agora capacidade para 44 crianças. A par desta ampliação foi criado um espaço polivalente, uma zona completamente nova para responder às necessidades da IPSS. 

No ano em que a Associação de Solidariedade Social de Basto celebra 25 anos de existência, o presidente da mesma, Joaquim Mota e Silva, congratula-se pela sua criação: “Há 25 anos fez-se história quando um grupo de homens e mulheres, audazes e sonhadores, se juntaram para criar esta IPSS. Passados 25 anos aumentou a responsabilidade e mantém-se a ousadia e o sonho, a vontade e a determinação, de continuar a servir as pessoas que outrora não tiveram a oportunidade de ser servidas”.

Creches do Rego e da ASSB reforçam resposta social em Celorico de Basto

Com 10 valências, esta IPSS serve mais de “400 pessoas, um trabalho que é fruto deste excelente entendimento e colaboração com o presidente da Câmara Municipal, sempre disponível, a colocar todos os recursos à nossa disposição sempre que necessário, com a Segurança Social, com o Dr. João Ferreira sempre atento e diligente na colaboração, é esta rede que faz com que seja possível chegar a tantos”.

“É um orgulho ver este equipamento com as melhores condições para dar as melhores respostas à nossa população, demonstra sinal de visão, de investimento e reconhece as reais necessidades do território, com respostas únicas no concelho e na região”, reiterou o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

O autarca enalteceu ainda Joaquim Mota e Silva pelo trabalho que desenvolveu enquanto autarca no setor social: “Um homem com visão que soube chegar a quem mais precisava, iniciando a rede que hoje temos”. Deu ainda uma palavra de apreço a Albertino Mota e Silva, ex-autarca: “Um exemplo de trabalho, de obra, de entrega à comunidade”.

Creches do Rego e da ASSB reforçam resposta social em Celorico de Basto

José Peixoto Lima terminou a distinguir esta entidade como “diferenciadora, distinta, que trabalha com pessoas com deficiência de uma forma exemplar, com um cuidado muito especial, de excelência”. Acrescentou dizendo que é preciso ser firme e determinado: “Princípios, valores e ética é algo que não se negoceia, devem ser cumpridos e que esta associação cumpre com dignidade e dedicação aos que mais precisam”.

A creche do Rego foi financiada pela União Europeia através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em cerca de 30% e do NextGeneration EU. “Um investimento considerável da autarquia, que verificamos fundamental para responder às necessidades imediatas da população e, ao mesmo tempo, que nos permite olhar para o futuro com otimismo, e certeza de que este equipamento trará grandes benefícios a esta localidade”, explica José Peixoto Lima.

A ampliação da creche da Associação de Solidariedade Social de Basto foi também financiada pela União Europeia através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do NextGeneration EU. As novas edificações compreendem áreas funcionais específicas e adaptadas às funções que lhe estão intrínsecas.