Crianças descobrem profissões na Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes

Crianças descobrem profissões na Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes

Cerca de 80 crianças que integram o programa “Férias na Mota – Ocupação de tempos livres”, atividades de férias promovidas pelo Município de Celorico de Basto na zona da Mota, estiveram ontem, 17 de julho, na Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes “a viver a oferta formativa daquela escola com atividades práticas”.

Este “Férias na Mota”, que decorre até à primeira semana de agosto, procura dar às crianças momentos lúdicos e pedagógicos para que possam “aprender enquanto brincam” disse a vereadora com o pelouro da Educação da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Maria José Marinho.

Desenvolvemos um plano de atividades extenso, divertido e direcionado a estas faixas etárias. Todos os momentos são momentos de aprendizagem se forem bem trabalhados. Hoje estivemos na nossa escola profissional, uma escola com um leque formativo diversificado e muitíssimo bem cotada no ranking nacional das escolas profissionais, o que demonstra a sua qualidade e competência do seu efetivo de professores. A visita permite aos nossos jovens conhecer de perto a realidade desta escola, dos cursos, daquilo que efetivamente se faz em contexto prático, e deixar o bichinho como opção de futuro”, acrescentou a vereadora.

Crianças descobrem profissões na Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes

As crianças passaram o dia na Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes e tiveram contacto com a parte prática de todos os cursos que lá são lecionados. De acordo com o diretor da escola, Fernando Fevereiro, “este é o segundo ano consecutivo que abrimos portas aos campos de férias e ATL’s. Esta é uma escola com um contexto formativo reconhecido a nível nacional, mas que, tal como acontece com a maioria das escolas, ainda sofre com o estigma das escolas profissionais. Abrir a porta a estes jovens é mostrar as nossas valências e, sobretudo, dar-lhes a entender que esta é uma escola como as outras, mas muito mais próxima, acolhedora e dedicada ao aluno, porque os alunos são e serão sempre o nosso foco, e é para eles que trabalhamos”.

Durante o dia, as crianças estiveram no picadeiro, assistiram à ordenha das vacas, andaram de trator, fizeram cocktails e crepes, dançaram ao som do cavaquinho e manusearam os cavaquinhos, avaliaram diversos parâmetros de saúde e muito mais, tudo atividades integradas nos cursos da escola profissional Agrícola Eng Silva Nunes.

A escola profissional tem como oferta formativa para o próximo ano letivo os seguintes cursos técnicos: Restauração/Cozinha e Pastelaria, Restauração e Bar, Gestão de Equipamentos Informáticos, Produção Agropecuária, Gestão Equina, Auxiliar de Saúde, Comunicação e Serviço Digital, Instalações Elétricas, e Operador de Máquinas Agrícolas.