Crianças dos ATL´s de Celorico de Basto participaram num peddy paper

CPCJ de Celorico de Basto promove atividades direcionadas às crianças dos ATL´S do concelho

CPCJ de Celorico de Basto promoveu um peddy paper direcionado às crianças dos ATL´S do concelho.

Uma das provas deste peddy papper decorreu nas instalações da CPCJ onde as crianças tiveram a oportunidade de fazer desenhos, conhecer a missão da CPCJ e perceber a sua importância na prevenção contra os maus tratos na infância e juventude.

A atividade, inserida no mês de abril – mês da prevenção contra os maus tratos na infância, decorreu de uma parceria entre a CPCJ de Celorico de Basto, o Município de Celorico de Basto, e todas as entidades que a constituem, e foi direcionada a todas as crianças que integram os ATL´S promovidos pelas instituições do concelho.

Um dia diferente onde imperou a alegria e a boa disposição e que serviu para “mostrar às nossas crianças que a CPCJ é uma entidade que tem uma única missão, trabalhar para que estas sejam felizes e vivam nas melhores condições” disse José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. “Esta entidade tem vindo a desenvolver um trabalho de prevenção notável, com grande empenho de todas as entidades que a constituem, na tentativa de mitigar ou mesmo erradicar potenciais situações que coloquem em perigo as crianças e os jovens. Infelizmente, existem múltiplas formas de maus tratos na infância e a sensibilização não pode jamais ser descartada, porque é forma de inibir comportamentos e até de incitar à procura de ajuda. Nós, enquanto executivo municipal, procuramos ser o mais proactivos possível, uma retaguarda de apoio, que está sempre na linha da frente para que a missão inerente à entidade seja efetivada com todas as condições” aferiu o autarca.

CPCJ de Celorico de Basto promove atividades direcionadas às crianças dos ATL´S do concelho
CPCJ de Celorico de Basto promove atividades direcionadas às crianças dos ATL´S do concelho

A participar neste peddy paper esteve o ATL da Associação de Solidariedade Social de Basto, do Centro Social e Paroquial de Molares, do Centro Social e Paroquial de Ribas e da Casa da Partilha, do Grupo Cultural e Recreativo e Núcleo Infantil de Gandarela.

Helena Martinho, presidente da CPCJ de Celorico de Basto é perentória no que respeita à missão da CPCJ, “que visa promover os direitos das crianças e dos jovens e prevenir ou eliminar situações suscetíveis de colocar em causa a sua segurança, saúde, formação, educação, no fundo, o seu desenvolvimento integral. Durante este mês de abril paralelamente ao laço azul que está presente nas fachadas de todas as instituições que integram a CPCJ, e em outras entidades que se quiseram associar, desenvolvemos uma campanha publicitária, e temos outras ações que serão desenvolvidas ao longo deste mês. O peddy papper tem aqui um papel especial por permitir trazer as crianças e os jovens para dentro da CPCJ, dar-nos a oportunidade de desmistificar a missão da CPCJ e sobretudo, fazer com que as nossas crianças não tenham medo de nós, desta instituição, mas que percebam que ela existe para os proteger, para os ajudar a crescer felizes no seu seio familiar”.

Esta ação contou ainda com uma forte participação da GNR de Celorico de Basto e do destacamento territorial de Braga que procurou sensibilizar as crianças para a importância da GNR como entidade de primeira linha na prevenção contra os maus tratos na infância.

No dia 21 de abril, será realizada a caminhada noturna “entre laços e pirilampos”, mais uma ação de sensibilização conta os maus tratos na infância. E no dia 22 de abril, numa ação concertada com o CLDS4G, o Professor Carlos Neto fará uma palestra às 10h00, na Casa da Terra.