Na passada sexta-feira, 5 de maio, o CLDS 4G Celorico + Social promoveu em estreita parceria com o Município de Celorico de Basto e o Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto a ação “Desafio Limonada” com os alunos do secundário.
Para a coordenadora do CLDS 4G Celorico + Social, Elisabete Coelho, esta é uma ação onde se pretende “dar aos jovens competências para a gestão do negócio. A única obrigatoriedade era terem uma banca com limonada e outros produtos desenvolvidos de forma caseira. Esta é mais uma atividade de todo um conjunto de ações que lhes permite adquirir capacidades na área do empreendedorismo”.
Esta ação versou na venda de limonada e de outros produtos confecionados de forma caseira. No final foram sujeitos a um júri que decidiu qual a banca mais atrativa, que teve mais lucro, quem foi mais criativo na promoção do negócio. Uma consultora da área financeira fez o balanço dos negócios para perceber a gestão de custos, vendas e lucros. Para Ana Oliveira, da Associação Empresarial de Amarante, “a venda de limonada é o objetivo destes jovens, que ao longo de um dia serão capazes de criar o seu próprio negócio, estratégia de marketing, criação do nome, decoração da banca, formas de divulgação do negócio, a animação…”.
Os jovens mostraram-se motivados e com sentido empreendedor, evidenciando as competências necessárias para a criação de um negócio de sucesso. Maria José Marinho, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Celorico de Basto, diz que estas ações têm um objetivo concreto, “acrescentar competências a estes jovens que serão, por certo, uma mais-valia o seu futuro profissional. Nesta ação em concreto pretende-se desenvolver a confiança, a proatividade, o empreendedorismo, o comprometimento, a comunicação, a criatividade e muitas outras competências”.