Desporto e dedicação: Os pilares do campo de férias de Gandarela

O campo de férias de Gandarela é uma iniciativa promovida pelo Grupo Cultural Recreativo Núcleo Infantil de Gandarela (GCRNIG), em parceria com o Município de Celorico de Basto e o IPDJ. Esta organização tripartida tem permitido dar aos jovens que usufruem desta ocupação dos tempos livres atividades inovadoras com muito desporto e momentos ao ar livre.

Esta quarta-feira, no âmbito de uma ação de sensibilização sobre a ética no desporto, o campo de férias recebeu a visita de um atleta do Benfica, Tiago Alves; um atleta do Futebol Clube do Porto, Eduardo Barros Maio, e um atleta do FC Famalicão, Simão Mota, todos jovens promissores do território de Basto que foram chamados a estes clubes, e estão integrados nas suas escolas de formação, que poderão vir a dar cartas no futebol nacional e internacional.

A presença dos atletas teve por objetivo “mostrar aos jovens que os sonhos podem tornar-se realidade. O mais importante é nunca desistir e trabalhar arduamente para que, no meio de centenas, consigam sobressair pelo talento, mas, sobretudo, pelo trabalho e a dedicação”, disse Daniel Meireles, presidente do GCRNIG.

Este campo de férias apresenta atividades várias, mas o desporto tem especial enfoque, sempre com apresentações de atletas, treinadores e outros exemplos que se destacam. Maria José Marinho, vereadora da Câmara Municipal de Celorico de Basto, salienta que “o desporto é muito importante no desenvolvimento das nossas crianças, com benefícios claros seja a nível físico, social, emocional e cognitivo e deve, por isso, ser sempre e cada vez mais reforçado”.

A vereadora assegura ainda que “a apresentação de exemplos que se demarcam no desporto é apenas um incentivo à prática desportiva e ao trabalho árduo. São exemplos que demonstram muita dedicação, e que falam de rigor e disciplina para atingir objetivos, fundamentais seja qual for o sonho de cada criança”.