Dia Mundial da Diabetes celebrado oficialmente a 14 de novembro foi lembrado em Celorico de Basto

Dia Mundial da Diabetes celebrado
Sensibilizar e esclarecer para uma doença que mata anualmente mais de 1,5 milhões de pessoas e que é, segundo a OMS, a pandemia do Século XXI, foi o objetivo desta ação.

A Câmara Municipal de Celorico de Basto e a UCC Mãos Amigas uniram-se e desenvolveram uma palestra “sobre a diabetes” com o objetivo claro de “prevenir e sensibilizar para esta doença, altamente incapacitante e que causa danos irreversíveis às pessoas” disse Maria José Marinho, vereadora da Ação Social e Saúde do Município de Celorico de Basto, presente na ação. “A consciência de que também somos responsáveis pela nossa saúde é predicado para hábitos de vida saudáveis, por isso é fundamental que a comunidade seja cada vez mais sensibilizada e esteja predisposta à mudança”.

Esta iniciativa desenvolvida exatamente no dia de celebração do Dia Mundial da Diabetes decorreu no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa em dois momentos. De manhã foi direcionada aos mais jovens, aos alunos do 12º ano do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, e aos alunos do 10º e 11º ano do curso de Auxiliar de Saúde da Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes. À tarde, a palestra foi orientada para os idosos do Celorico a Mexer e os utentes do RSI e da Ação Social.

Helena Martinho, coordenadora da Ação Social e Saúde do Município, diz que esta ação “é mais uma das muitas campanhas desenvolvidas na ótica da sensibilização e promoção para a saúde. Além desta palestra, ao longo do mês de novembro, os utentes da Unidade Móvel de Saúde foram devidamente esclarecidos sobre esta doença sempre com o intuito de prevenir e incentivar a hábitos saudáveis. A UMS apresenta um trabalho de proximidade muito pertinente e necessário quando o que se pretende é contribuir para que as nossas populações percebam a necessidade do auto cuidado e da prevenção para evitar várias doenças, inclusive a diabetes”.

A palestra sobre a diabetes foi ministrada pelas enfermeiras da UMS, Joana Teixeira e Vanessa Carvalho, que procuram ser claras e concisas na apresentação da temática. Joana Teixeira aferiu que “segundo a OMS, a Diabetes é a pandemia do século XXI e prevê-se que possa atingir, nos próximos 20 anos, mais de 20% da população mundial. Números assustadores e que exigem medidas preventivas imediatas. Sensibilizar é fundamental, mas é crucial que as pessoas adquiram comportamentos saudáveis e se comprometam com a sua própria saúde com objetivo claro de travar esta pandemia”.

Ao longo da palestra ficou claro que a diabetes é uma doença metabólica crónica que aumenta consideravelmente o risco de desenvolver danos graves no coração, nos vasos sanguíneos, nos olhos, nos rins e nos nervos.

A abordagem incidiu nos três principais tipos de diabetes, a diabetes tipo 1, conhecida como diabetes juvenil, por maior prevalência nos jovens, a diabetes tipo 2, o tipo mais comum e que ocorre quando o corpo se torna resistente à insulina ou não produz insulina suficiente, e a diabetes gestacional, que ocorre na gravidez que pode desaparecer após o nascimento da criança. 

Com um carácter informativo, pedagógico, mas também lúdico, a palestra contou com a apresentação da mini serie “o casal” de Maria Diabetes e Zé Coração que mostram de forma lúdica a importância da alimentação saudável e do exercício físico.