Dia Mundial do Ambiente celebrado em Celorico de Basto

Dia Mundial do Ambiente celebrado em Celorico de Basto
Dia Mundial do Ambiente celebrado em Celorico de Basto

O Município de Celorico de Basto juntou-se ao Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto e, em sintonia, procederam ao repovoamento piscículo do Rio Freixieiro com trutas, numa altura em que a existência das trutas se verifica ameaçada quer pela seca quer pela poluição.

“As políticas ambientais são cada vez mais urgentes, sentimos diariamente que as mudanças climáticas que se fazem sentir são causadores de múltiplos estragos nos nossos ecossistemas, muitos deles irreversíveis. Hoje, fizemos o repovoamento da truta do rio Freixieiro, em tempos, este rio estava pleno deste peixe e hoje a espécie está ameaçada, é preciso alertar, e sensibilizar para as questões ambientais” disse o vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Domingos Teixeira.

Além do repovoamento das trutas foi apresentada a peça de teatro “velha compostagem” aos alunos da Universidade Sénior. A velha compostagem é uma peça de teatro escrita e interpretada por duas técnicas do Município que procuram ensinar a fazer compostagem de forma divertida.

Ao longo do dia, o Município procedeu à entrega, nos Centros Escolares e nas Escolas Básicas e Secundária de Celorico de Basto, de alecrim, alfazema, manjerico, tomilhos, santolina, sálvia, cidreira e hortelãs.