O Centro Cultural de Fermil foi no passado sábado, 20 de abril, o lugar de encontro de profissionais de várias áreas de negócios que participaram no 1.º Networking de Celorico. O evento foi organizado pelo Município de Celorico de Basto, com o objetivo de colocar empresários em rede e contacto para partilha de experiências, oportunidades de negócio e crescimento profissional e pessoal.
A iniciativa, que contou com forte adesão, visa criar uma rede eficaz entre empresários/empreendedores que permitirá uma “partilha de experiências, informação, possíveis parcerias para oportunidade negócio e coesão na ótica de encontrar as melhores soluções para fortalecer o tecido empresarial do concelho, e com isso, o crescimento coletivo das empresas e do território”, assegura o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima. O autarca considera que fortalecer esta rede de contactos, “é fortalecer uma cooperação mútua, com a Câmara Municipal como parceiro ativo, onde todos sairão beneficiados”.
O Município de Celorico de Basto mostra-se como parceiro ativo nas mais diversas vertentes e tem apostado no apoio técnico constante aos empresários e empreendedores através do gabinete de Apoio ao Investidor. Um apoio fundamental “orientado para uma multiplicidade de ajudas que permitem aos empresários uma maior confiança quando decidem investir no concelho. Um concelho que está em transformação e que conta com as condições ideais para viver e trabalhar com várias medidas de apoio às famílias e medidas de apoio ao empreendedorismo. São políticas inclusivas, dinâmicas, e que reforçam substancialmente a qualidade de vida das famílias do concelho”.
Estas medidas foram elencadas pelo autarca no início da ação, com particular destaque para a as políticas de habitação na promoção do 1º direito de acesso a habitação digna e os apoios concretos direcionados às crianças e jovens para uma educação equitativa para todos, promovendo a igualdade de oportunidades.
Neste primeiro evento de networking foram apresentadas algumas medidas ativas de emprego, disponíveis no portal do Instituto de Emprego e Formação Profissional e que beneficiam as empresas na contratação, com destaque para os estágios ATIVAR | Prémio Emprego, e o Compromisso Emprego Sustentável. Estas medidas foram apresentadas pelo diretor do Centro de Emprego do Tâmega e Sousa, Cândido Zoio, reforçando a multiplicidade de possibilidades à disposição dos empresários e que podem desempenhar um importante papel social e económico quer nas empresas quer na vida das pessoas.
Empresários e empreendedores tiveram a oportunidade de se dar a conhecer, para conceder a esta rede o impulso inicial para a sua efetivação. E falar de empresários é falar de empresas, na sua maioria a laborar em edifícios, edifícios esses que devem estar munidos de condições de segurança. Assim, verificou-se pertinente abordar medidas de proteção e segurança contra incêndios em edifícios, uma temática desenvolvida por Nuno Machado, responsável do gabinete de proteção civil do município de Celorico de Basto, que procurou sobretudo sensibilizar para um tema muitas vezes negligenciado e que pode ser muito prejudicial para a empresa em caso de incendio ou fiscalização.
O 2º networking de Celorico de Basto vai realizar-se em breve, com data a divulgar.