Escola Sénior de Boccia arranca em Celorico de Basto

Escola Sénior de Boccia

A Escola Sénior de Boccia deu os primeiros passos em Celorico de Basto, com os utentes do programa “Celorico a Mexer” como pioneiros desta iniciativa, que decorreu no pavilhão da Oficina da Música. Promovido pela associação A Pérola AJ em parceria com o Município de Celorico de Basto, o projeto pretende expandir-se a todas as freguesias, com o objetivo de aproximar a prática desportiva da comunidade sénior.

“Pretende-se fortalecer a atividade física, sobretudo em faixas etárias com dificuldades físicas mais evidentes. Termos opções desportivas para todas as idades é também fator de inclusão e coesão da comunidade”, sublinhou a vereadora do Desporto, Maria José Marinho, realçando ainda que a atividade é aberta a todos: “O ‘Celorico a Mexer’ corresponde em completo às características deste desporto, mas queremos chegar a todas as freguesias o mais brevemente possível”.

Reconhecido pelos seus benefícios na reabilitação e manutenção de competências motoras, o boccia é um desporto inclusivo, acessível a todas as pessoas, independentemente da idade ou condição física. Nesse sentido, a Escola Sénior de Boccia constitui uma resposta integrada que promove não só o bem-estar físico, como também o convívio e a inclusão social.

A associação A Pérola AJ é parceira ativa deste projeto e tem desenvolvido um trabalho consistente na promoção do desporto junto da comunidade. Segundo Manuel Maria Afonso, presidente da associação, “a nossa atuação enquanto associação é promover atividades que tragam mais-valias efetivas à comunidade. O nosso foco orienta-se em particular para os mais jovens, mas verificamos que os mais velhos podem e devem ser incluídos na atividade desportiva, sobretudo aqueles que nunca o fizeram de forma regular. Por isso estamos completamente entrosados na promoção desta modalidade”.

Dirigido especialmente a mulheres com mais de 50 anos — por serem, muitas vezes, quem menos pratica exercício físico de forma regular — este projeto insere-se no programa nacional “Desporto para Todos” do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), reforçando o compromisso local com o envelhecimento ativo e saudável.

A ambição passa agora por levar a Escola Sénior de Boccia a todas as freguesias do concelho, promovendo a atividade física como uma ferramenta de inclusão e melhoria da qualidade de vida nas comunidades mais envelhecidas.