Está aberta a I Festa das Plantas Aromáticas e Medicinais em Celorico de Basto

Está aberta a I Festa das Plantas Aromáticas e Medicinais em Celorico de Basto
“Potencial das plantas aromáticas em destaque durante todo o fim de semana”

Foi com um cortar de fita que abriu oficialmente a I Festa das Plantas Aromáticas e medicinais. Uma cerimónia informal presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, com a presença dos vereadores do Executivo e do presidente da Assembleia Municipal, António Machado.

Todos os presentes foram convidados a visitar o Mercado “Aromas e Sabores” e a exposição de pintura “Estendal de Aromáticas” feita pelos alunos do 3º ciclo do Escola EBS do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, orientada pelo docente Vitor Resende.

Para o autarca Celoricense, “o potencial deste certame é imensurável. E, numa altura em que é preciso atuar efetivamente pela sustentabilidade, com atitudes proativas e que salvaguardem os ecossistemas, verificamos que esta temática pode ser uma forma concreta de o fazer. O nosso ecossistema é rico em plantas silvestres que crescem de forma livre e que podem ser utilizadas de múltiplas formas, muitas das quais são usadas, desde sempre, pelo homem”. José Peixoto Lima, recordou a importância das parcerias no desenvolvimento destas ações. “Este mercado, que estará nesta praça ao longo do dia de hoje e amanhã é o exemplo da boa parceria criada com as diferentes entidades sempre com uma intenção primeira, promover o território, as Terras de Basto, a multiplicidade daquilo que nos identifica e diferencia”.

O Mercado “Aromas e Sabores” conta com a participação de 12 stand, o Ervas de Basto, o Horto de Camélias D’ Arte Garden, o Cantinho das Origens, a Taberna do Largo dos Cães, os Sabores Aromáticos, Mimos de Arnoia, Casa Dalevada, Portrilhosdebasto, Associação Campanoo, Viveiro Municipal, o Fisiomoura – Movimento Saúde e Bem Estar, A Casinha Silvano.

Todos estes espaços apresentam produtos à venda feitos a partir de ervas aromáticas, seja chás, óleos essenciais, as próprias plantas, produtos gastronómicos e bebidas, que pode degustar e apreciar, ideais para refeições leves, e muito mais. O ideal é que passe pela Praça Albino Alves Pereira e desfrute deste certame.

Amanhã, é destaque a caminhada da Urze e da Carqueja, na qual ainda pode participar inscrevendo-se em www.bastotrekking.pt.

Ao longo do dia de hoje e amanhã pode ainda participar nas ações de aromoterapia, dentro da Casa da Terra, onde os diferentes promotores, o Fisiomoura- Movimento, Saúde e Bem Estar, a Tânia Pereira – Estética e Saúde, a Cátia Silva – Espaço Alfazema e o Centro Terapêutico de Massagens Saúde e Vida, mostrarão o poder dos óleos essenciais, demonstração de massagens terapêuticas, de relaxamento, modeladoras, reflexologia e muito mais.

À noite, pelas 21h30, o artista EIRÓ sob ao palco, num espetáculo único de música tradicional portuguesa.

As restantes iniciativas, de valor inestimável para a valorização deste património, eram de inscrição obrigatória, pelo que serão direcionadas aos inscritos.