Executivo de Celorico de Basto aprova voto de louvor a Nelo Magalhães Costa

Nelo Magalhães Costa

Os vereadores do Partido Socialista propuseram, na última reunião do Executivo Municipal de Celorico de Basto, um voto de louvor a Nelo Magalhães Costa, jornalista, dirigente associativo, atleta e político celoricense, uma proposta que foi acolhida por unanimidade.

De acordo com uma nota enviada pelo PS de Celorico de Basto ao Primeiro Minuto, “Francisco Manuel Campos Magalhães Costa ostenta um percurso profissional e social ímpar, destacando-se pelo seu ecletismo e pela capacidade de intervenção pública”.

Foi fundador e responsável pelo núcleo distrital do Jornal de Notícias em Braga, e trabalhou como jornalista na LUSA e no JN, “sendo de destacar o seu papel durante anos na produção das principais referências ao concelho de Celorico de Basto na imprensa nacional e regional”. Entre 1997 e 2001, foi vereador da Câmara Municipal de Celorico de Basto pelo CDS/PP.

Presidiu ao Clube de Caça e Pesca celoricense, “tendo sido um dos responsáveis pelas obras mais importantes do clube: campo de ténis, fosso de tiro, sede, entre outras”, lê-se na nota enviada pelo PS local ao Primeiro Minuto.

No futebol, foi diretor do CD Celoricense, onde foi responsável pela equipa de juniores campeã distrital e também jogou pelo Celoricense e Fermilense. Fundou ainda a Casa dos Dragões de Basto, que assinalou recentemente 30 anos de existência.

Para Eugénio Fernandes Carvalho, líder do Partido Socialista de Celorico de Basto, a homenagem prestada “faz jus a um cidadão exemplar e que muito prestigia Celorico de Basto. Nelo Magalhães Costa inspirou e inspira todos quantos querem uma sociedade mais justa e o seu amor a Celorico levou-o a exercer com mérito e sucesso muitas funções, enriquecendo a vida de muitas gerações e contribuindo para o desenvolvimento de Celorico. É nosso entendimento, aliás, que, num futuro próximo, lhe é devido um reconhecimento com ainda mais relevo”.

O dirigente socialista salienta “a unanimidade que a mesma acolheu no Executivo Municipal. Unanimidade que, atrevo-me a pensar, está também presente na forma como os celoricenses estimam Nelo Magalhães Costa”.