Celorico de Basto é o foco do mais recente trabalho do artista FADER observa. O seu novo single, “Chillin’ in Celorico”, é uma dedicatória ao concelho, onde o artista tem profundas ligações familiares, e pretende captar “tudo o que há de bom e as sensações que se manifestam no artista e no seu processo criativo”.
FADER observa, alter-ego de Tiago Moura, é um músico e produtor natural da Amadora, mas residente em Celorico de Basto. A sua música, que incorpora elementos do Hip Hop, Lo-fi, Jazz e Neo-soul, reflete uma “viagem musical à volta da sua perspetiva marginal do quotidiano suburbano”.
Desde sempre, FADER observa foi “fascinado pelo som, mais concretamente pela percussão”, ficando “hipnotizado, numa primeira fase, por atuações de bandas filarmónicas e grupos de bombos nas festas de Celorico de Basto”, naturalidade dos pais. Mais tarde, apaixonou-se “por completo pela percussão na escola básica através da mistura de sonoridades, reflexo da multiculturalidade da Amadora”.
Essas experiências alimentaram a sua paixão pela música e influenciaram a sua trajetória artística. O artista estudou bateria e música jazz na escola do Hot Clube de Portugal, frequentou o curso de produção musical da Restart, e o curso de Jazz e Música Moderna, da Faculdade Lusíada de Lisboa. Fader observa colaborou ainda com diversos projetos musicais, como freelancer e como integrante de grupos como Helix Trio, Anomalias e André ViaMonte. A 29 de março de 2021, lançou o primeiro trabalho a solo, o EP “Auto-observação”.
Para ouvir o single “Chillin’ in Celorico”, visite: https://fanlink.tv/chillinincelorico.